Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 10, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Novo Projeto Internacional da ASTA, assinala 20 anos de carreira de Sérgio Novo

Novo Projeto Internacional da ASTA, assinala 20 anos de carreira de Sérgio Novo
José Lagiosa

A ASTA está em Santander, Espanha, a preparar o seu próximo espetáculo, intitulado Paradjanov ou a Celebração da Vida.

Este trabalho tem como base a vida e obra do realizador arménio Serguei Paradjanov.

A nova peça da ASTA assinala os 20 anos de ator de Sério Novo, celebrados em 2017, e 24 anos de trabalho nas artes e cultura como programador e produtor na organização de festivais e outros eventos.

Este trabalho está a ser preparado em Santander, no âmbito de uma residência artística, naquela cidade cantábrica.

A equipa artística e técnica, envolvida no projeto é constituída por elementos oriundos de Portugal, Espanha e Arménia.

A titulo de exemplo, a atriz espanhola, Maria Vidal, foi distinguida em 2010, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, como melhor atriz, no mesmo ano, e também em Nova Iorque, o encenador do espetáculo, Pati Domenech, foi considerado o melhor encenador desse ano.

Também a atriz arménia, Narine Grigoryan, se encontra este ano em destaque, já que o filme selecionado pela Arménia, para candidato ao óscar de melhor filme estrangeiro, conta com ela no papel principal.

No próximo mês de janeiro, a equipa envolvida no projeto estará na Covilhã, onde serão realizadas várias filmagens para incluir no espetáculo, e terão continuidade os ensaios.

A rodagem decorre no New Hand Lab e no Teatro Municipal da Covilhã, e posteriormente em Enron, capital da Arménia.

O espetáculo tem a estreia internacional marcada para os dias 15, 16 e 17 de fevereiro de 2018, em Santander, Espanha, seguindo-se uma ida a Itália, onde será apresentado a 24 desse mês, na Universidade de Alcatraz, fundada pelo Nobel da Literatura, Dario Fo.

Em Portugal o espetáculo tem estreia no dia 2 de março em Sintra, seguindo-se várias apresentações em território nacional e internacional.

Estão já confirmadas novas apresentações em Espanha, nomeadamente em Barcelona, Bilbau e Tenerife; seguindo-se a Arménia, Argentina e Brasil.

Ensaio de Paradjanov ou a Celebração da Vida

Paradjanov ou a Celebração da Vida é um projeto da ASTA, financiado pelo Ministério da Cultura – Direção Geral das Artes, que conta com o apoio à internacionalização por parte da Fundação Calouste Gulbenkian.

É coproduzido pela companhia Abrego Teatro, pela sala La Teatrería  e pelo Festival Internacional Solo Tú, ambos de Santander.

Conta ainda com os apoios da Câmara Municipal da Covilhã, Instituto Português do Desporto e Juventude e Fundação INATEL.

 

Comentar