17.1 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Outubro 19, 2020
No menu items!
Início Nacional Presidente da República faz mensagem de Ano Novo às 20:00 a partir...

Presidente da República faz mensagem de Ano Novo às 20:00 a partir de casa

O Presidente da República dirige hoje aos portugueses a habitual mensagem de Ano Novo, às 20:00, um ano depois de ter pedido que 2017 fosse o ano “da gestão a prazo” e que se mantivesse a estabilidade política.

Marcelo Rebelo de Sousa discursará, em direto, às 20:00, a partir da sua casa, em Cascais, onde está a recuperar de uma intervenção cirúrgica a uma hérnia umbilical, segundo fonte da Presidência da República.

Na mensagem do ano passado, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que 2017 teria de ser “o ano da gestão a prazo e da definição e execução de uma estratégia de crescimento económico sustentado”, depois de um ano, 2016, que descreveu como da “gestão do imediato”.

A partir do Palácio de Belém, numa comunicação de cerca de oito minutos, o chefe do Estado considerou “indesmentível” a existência de “estabilidade social e política” em 2016.

Para 2017, o Presidente da República advertiu que era necessário “não perder estabilidade política, paz e concertação, rigor financeiro, cumprimento de compromissos externos, maior justiça social, formação aberta ao mundo, proximidade entre poder e povo”.

Hoje, Marcelo Rebelo de Sousa fará um balanço do ano que passou, e que foi marcado pelas tragédias dos incêndios de junho e outubro, com perda de vidas.

Com sucessivas visitas aos locais afetados, em que exigiu o apuramento das responsabilidades, o Presidente da República tinha prometido voltar às zonas mais afetadas pelos incêndios de outubro, na região centro do país, pelo Ano Novo.

Contudo, a operação de urgência, realizada no Hospital Curry Cabral, Lisboa, impediu-o de concretizar a deslocação.

O tema das alterações ao regime da fiscalização das contas partidárias e ao financiamento político, que suscitou polémica nos últimos dias, deverá ficar de fora da mensagem de Ano Novo, já que Marcelo Rebelo de Sousa remeteu para depois do feriado de hoje a decisão sobre promulgação ou veto do diploma.

*Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Universidade de Coimbra e a Fundação “la Caixa” assinam protocolo de colaboração

A Universidade de Coimbra (UC)  e a Fundação “la Caixa” vão assinar amanhã (terça feira, 20), um protocolo de colaboração.

Secretário de Estado João Paulo Catarino adianta medidas de apoio no pós-incêndio

Na sequência do incêndio de enormes dimensões que afetou grande parte do concelho, entre os dias 13 e 16 de setembro, o...

Covid-19: Fronteiras entre EUA e Canadá permanecem fechadas até 21 de novembro

A fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá permanecerá fechada para viagens não essenciais até pelo menos 21 de novembro, para...

Covid-19: OMS insiste na importância de quebrar cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram hoje na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: