O prazo para a receção de trabalhos no âmbito da segunda edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca, concurso aberto a todos os cidadãos, termina a 28 de fevereiro, desde que redigidos em língua portuguesa.
Nesta edição, o tema dos textos – quer na categoria de prosa, quer na categoria de poesia – é ou o ritual de cantar as janeiras ou o ritual da encomendação das almas, duas tradições que as comunidades ainda mantêm vivas no concelho.
Os textos a concurso devem ser inéditos, com um máximo de 30.000 caracteres, e o seu envio deve cumprir os requisitos identificados em Regulamento: o envio tem de ser feito via postal (sendo que o carimbo dos Correios atesta a entrega dos exemplares dentro do prazo definido). Dentro do envelope principal, deverá ser incluído um segundo envelope identificado apenas com o pseudónimo do concorrente, contendo seis cópias do texto a concurso em papel, uma cópia em suporte digital e um terceiro envelope com a identificação do pseudónimo.
Depois da fase da receção dos trabalhos, segue-se a constituição do júri que irá decidir os vencedores na categoria de prosa e de poesia, a anunciar no Dia do Município de Proença-a-Nova, a 13 de junho.
Cada vencedor receberá um prémio no valor de 1.500,00 €.