20.4 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Junho 21, 2021
No menu items!
InícioCulturaIdanha vai liderar projeto cultural em rede

Idanha vai liderar projeto cultural em rede

Projeto “5 municípios. 5 culturas. 5 sentidos.”

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova vai coordenar o projeto “5 municípios. 5 culturas. 5 sentidos.”, realizado em parceria com os municípios de Óbidos, Águeda, São Pedro do Sul e Lousã para desenvolver uma programação cultural em rede.

Trata-se de um projeto para três anos que lança um plano integrado de iniciativas culturais desenvolvido e calendarizado em rede com os cinco municípios envolvidos, todos da Região Centro.

O objetivo é aproveitar as potencialidades e talentos de cada município no que diz respeito à implementação de ações artístico-culturais, projeção da identidade territorial e captação de fluxos de turismo cultural.

A apresentação do projeto decorreu a 5 de janeiro no Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, onde o presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, explicou que a iniciativa “convida a uma viagem por cinco municípios através das ações culturais que vão decorrer”.

Cada município vai estimular uma área cultural específica. Idanha-a-Nova intervém com a Cultura Musical, dada a classificação como “City of Music”, no âmbito das cidades criativas da UNESCO.

Águeda terá a seu cargo a Cultura Criativa, Lousã a Cultura Pedagógica, Óbidos a Cultura Literária e São Pedro do Sul a Cultura Feminina.

O projeto nasceu de uma candidatura feita à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, sendo cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

A apresentação pública ficou marcada pela estreia do documentário “5 Entradas, um filme de Tiago Pereira para uma cartografia de afectos”.

Neste filme do mentor do projeto “A música portuguesa a gostar dela própria” apresentam-se as práticas musicais das Janeiras e cantigas de Natal dos cinco municípios.

O projeto “5 municípios. 5 culturas. 5 sentidos.” tem disponível um website oficial (www.projetocinco.pt) onde os interessados poderão acompanhar todos os desenvolvimentos.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: