23.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 23, 2020
No menu items!
Início Sem Categoria Grupo de estudantes da UC desenvolvem ferramenta para garantir segurança online

Grupo de estudantes da UC desenvolvem ferramenta para garantir segurança online

SaferYou.pt: quando se está online, a segurança importa!

Um grupo de cinco estudantes, no âmbito de um projeto da sua Licenciatura em Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, está a desenvolver uma ferramenta dedicada aos jovens, que lhes permite avaliar o grau de exposição aos diferentes cenários digitais.

Os mais novos são expostos à Internet cada vez mais cedo, passam mais tempo online, e em variadas atividades e contextos.

Quais as implicações destas mudanças de estilo de vida e consequentes riscos, para as crianças online e offline?

Esta é das questões mais abordadas em estudos sobre jovens, e as conclusões apontam para a necessidade urgente de os preparar convenientemente para o contexto digital.

A plataforma online pretende constituir-se como uma mais valia para professores e educadores que queiram abordar as temáticas da segurança, privacidade, redes sociais e literacias digitais com os seus alunos.

A SaferYou.pt foi também pensada para ser utilizada como ferramenta de auto ajuda e de aprendizagem entre pares.

Disponível a partir de qualquer dispositivo fixo ou móvel, não são precisas instalações ou procedimentos complexos, pois o seu domínio registado é acessível através de um simples browser em http://www.saferyou.pt.

Aproximando-se rapidamente, o Dia da Internet +Segura, conhecido pela sua sigla SID, da designação inglesa Safer Internet Day, que este ano se assinala no dia 6 de fevereiro, sessões de sensibilização com o suporte a esta aplicação estão já agendadas em escolas da Região Centro.

Ao longo dos anos, o SID tornou-se um evento histórico no calendário da segurança online.

Começando como uma iniciativa do projeto SafeBorders da União Europeia, em 2004, e entregue à rede Insafe, como uma das primeiras ações em 2005, este dia cresceu para além da sua área geográfica tradicional e agora é celebrado em cerca de 130 países em todo o mundo.

Redes Sociais

João Pedro Martins, Embaixador Europeu da Juventude para a Segurança na Internet, é um dos coautores do projeto.

Atuando como representante da voz dos jovens em eventos nacionais e internacionais de alto nível, que reúnem atores do setor privado e governamental, para ele “esta ferramenta concretiza o melhor dos dois lados do seu trabalho: por um lado, apoia e orienta o percurso online dos mais novos, e por outro, é uma fonte de informação preciosa para definir rumos e identificar problemas a resolver”

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Plano 2020/30: Partidos pedem garantias, do SNS à aposta na ferrovia

Os partidos exigiram hoje ao Governo garantias sobre mais investimento público na saúde, na ferrovia e na soberania alimentar, com o PSD...

Idanha-a-Nova: Mulher detida por cultivo de canábis

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial da Zebreira deteve ontem, dia 22 de Setembro, uma mulher, de 47...

Covid-19: Museus e monumentos perderam 70% dos visitantes no 1.º semestre do ano

Os museus, monumentos e palácios nacionais registaram uma quebra de cerca de 70% de visitantes no primeiro semestre de 2020, comparando com...

Covid-19: Utilização de testes rápidos definida no final da semana assegura ministra

A utilização de testes rápidos de detenção de covid-19 será definida no final da semana por um conjunto de peritos, disse hoje...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: