15 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 23, 2021
No menu items!
Início Cultura Raia Gerações visita Museu Arqueológico do Fundão

Raia Gerações visita Museu Arqueológico do Fundão

A Associação Raia Gerações, com sede em Idanha-a-Nova, deslocou-se no dia 11 de janeiro ao Museu Arqueológico do Fundão para uma visita guiada a este espaço de cultura.

A visita está enquadrada nas propostas e ações que a associação tem vindo a realizar em torno do conhecimento e das partilhas culturais dos territórios da Beira Baixa.

No prelúdio da visita, o grupo assistiu a um pequeno seminário intitulado “Horizontes e raízes de Ocaia”, proferido pelo diretor do museu, Pedro Salvado.

Seguiu-se uma visita guiada ao museu, em jeito de aula prática, onde Pedro Salvado decifrou leituras importantes, complementaridades e conexões entre os artefactos arqueológicos e os territórios de proximidade.

Tal como sublinhou, “a Gardunha tem muito das Idanhas e as Idanhas têm muito da Gardunha”.

A primeira tertúlia de 2018 da Raia Gerações permitiu novos olhares sobre o território, a sua extensão e continuidade, da literatura à arqueologia, das presenças de antanho aos desafios da contemporaneidade.

A Raia Gerações agradeceu ao Museu Arqueológico do Fundão com a oferta do conhecido símbolo de Idanha, o Adufe, saído das mãos do artesão José Relvas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: