25.6 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 30, 2020
No menu items!
Início Cultura Rui Vieira Nery distinguido com o Prémio UC 2018

Rui Vieira Nery distinguido com o Prémio UC 2018

Rui Vieira Nery é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra 2018 foi hoje anunciado, em conferência de imprensa  que decorreu na Sala do Senado da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

Nascido em 1957, em Lisboa, Rui Vieira Nery tem prestado, ao longo do seu percurso profissional e académico, um contributo central na salvaguarda, promoção e fruição da cultura portuguesa e no desenvolvimento das atividades artísticas em Portugal. Musicólogo, historiador e gestor cultural, é a personalidade distinguida em 2018 com o Prémio Universidade de Coimbra.

Rui Vieira Nery é licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e doutorado em Musicologia pela Universidade do Texas em Austin. É docente no Departamento de Ciências Musicais na Universidade Nova de Lisboa e no Departamento de Música da Universidade de Évora, e orientou um vasto número de mestrados, doutoramentos e pós-doutoramentos em universidades portuguesas, espanholas e francesas.

O galardoado com o Prémio UC 2018 é ainda, enquanto musicólogo, autor de diversos estudos sobre História da Música Portuguesa, dos quais dois receberam o Prémio de Ensaísmo Musical do Conselho Português da Música, em 1984 e 1992.

Assinou ainda numerosos artigos científicos publicados em revistas e obras especializadas, nacionais e internacionais, e exerce atividade como conferencista tanto em Portugal como noutros países da Europa, nos Estados Unidos e no Brasil.

Investigador do Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos de Música e Dança (INET-MD) e do Centro de Estudos de Teatro (CET – Faculdade de Letras de Lisboa), é, desde 2012, o diretor do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas.

Por serviços prestados ao estudo da Cultura Portuguesa, foi-lhe concedida, em 2002, a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo Presidente da República.

O Prémio Universidade de Coimbra tem o valor de 25 mil euros e distingue anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha afirmado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência.

Patrocinado pelo Banco Santander-Totta e apoiado pelo Jornal de Notícias, o prémio será entregue a 1 de março, durante a sessão solene comemorativa do 728.º aniversário da UC.

Apresentação do Prémio Universidade de Coimbra 2018

O júri do Prémio é presidido pelo reitor, João Gabriel Silva, e tem como vice-presidentes Inês Oom de Sousa (administradora do Banco Santander-Totta) e Afonso Camões (Jornal de Notícias).

Nesta edição participaram como vogais António Lobo Xavier (advogado e administrador), Ana Martinho (embaixadora), Carlos Fiolhais (Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC), Fernando Freire de Sousa (gestor Alto Douro Vinhateiro), Lurdes Craveiro (Faculdade de Letras da UC), Sara Pereira (EGEAC/Museu do Fado), Sérgio Simões (Faculdade de Farmácia da UC) e Vítor Murtinho (Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC).

Instituído em 2004, o Prémio UC já distinguiu personalidades como a coreógrafa Madalena Victorino, o cientista Adélio Mendes, o crítico gastronómico José Quitério, o ex-reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa, o autor e compositor António Pinho Vargas e o artista plástico Julião Sarmento, entre outros.

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Belmonte Convida é um concurso que visa dinamizar economia local

O presente concurso é uma parceria entre o Município de Belmonte e a Beltour, Turismo e Eventos e visa promover e dinamizar...

Covid-19: Festival da Lusofonia de Macau destaca grupos artísticos locais

O 23.º Festival da Lusofonia, um dos eventos da cultura lusófona em Macau, vai decorrer entre 16 e 18 de outubro, com...

A “TAP é do povo português para o bem e para o mal” defende o ministro Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas defendeu hoje que a TAP "é do povo português para o bem e para o mal" referindo-se aos...

Município da Sertã prorroga o prazo de pagamento das facturas da água

Em virtude do atraso verificado na distribuição de correspondência no concelho da Sertã, motivada por greves de trabalhadores dos CTT, o Município...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: