22.2 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 30, 2020
No menu items!
Início Nacional Bloco de Esquerda condena abandono da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa

Bloco de Esquerda condena abandono da Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa

Sintoma da interioridade

O Núcleo Concelhio da Covilhã do Bloco de Esquerda visitou a Escola Profissional Agrícola Quinta da Lageosa (EPAQL), onde reuniu com a Direção para auscultar eventuais problemas que afetem o normal funcionamento desta instituição de ensino.

Ainda que a EPQL seja reconhecida pelo seu mérito na formação agroflorestal, como ficou explicito através da vitória nas agro-olympics de 2017 que também garantiu a esta escola a representação Portuguesa numa prova nos mesmos moldes mas de caráter europeu no ano de 2018, o certo é que esta instituição padece dos mesmos problemas crónicos transversais à educação convencional, agravados pelo facto deste tipo de ensino ter diferentes exigências.

Quinta da Lageosa

Nos 320ha que a escola ocupa, a maior em área do país, está instalada uma exploração agro-florestal totalmente dedicada ao ensino.

Conta atualmente com 84 alunos, dos quais 56 em regime de internato. Dispõe também de duas residências, recurso fundamental nestes territórios cada vez mais desprovidos de redes de transporte público, com capacidade para alojar cerca de 80 jovens.

“Seria fácil depreender que esta escola tem potencialidade para se tornar um formador privilegiado e com condições para o ensino teórico/prático que não se consegue somente em sala de aula se para isso o Estado olhasse para esta escola com todas as especificidades que ela tem e não como uma escola de ensino ‘convencional’, afirmam os bloquistas em comunicado.

A título de exemplo, na EPQL são aplicados os mesmos rácios de estudantes/funcionários e nº de alunos por turma semelhantes a qualquer outra escola pública, ou seja, o tipo de ensino praticado nesta escola e as matérias lecionadas são incompatíveis com os funcionários existentes.

“Uma turma de 20 alunos que está a ter uma aula prática com motosserras/tratores não pode ter o mesmo acompanhamento de uma turma de 20 alunos que está numa sala de aula”, refere o Bloco de Esquerda.

Aliado a este facto depara-se com a escassez de funcionários pois nos últimos 10 anos saíram, por motivos de reforma, mudança de posto de trabalho, 10 Assistentes Operacionais, tendo entrado somente um.

Equipamentos obsolentos e instalações da escola degradados são outras das acusações do Bloco de Esquerda.

“À semelhança do que se passa com a generalidade do interior, também o ensino agrícola está a “morrer” e é vetado ao abandono e invisibilidade por não haver visão estratégica que aproveite o potencial de estabelecimentos como a EPQl, nomeadamente através do desenvolvimento de políticas educativas mais focadas nos recursos naturais”, conclui-se no comunicado.

Com o intuito de esclarecer estas questões, o Núcleo Concelhio da Covilhã do Bloco de Esquerda vai questionar o Ministério da Educação e a Direção Regional de Educação do Centro para que sejam clarificadas as intenções de intervenção para resolução dos problemas existentes e quanto ao futuro desta escola.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

P-BIO lança Clube de Mentores para impulsionar o setor da biotecnologia em Portugal

A Associação Portuguesa de Bioindústria (P-BIO) acaba de lançar o BioMentors Club, com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de novos projetos...

Ekaitz Etxeberría Gallastegi vence a 3.ª edição do Prémio Jovens Investigadores da Associação Ibérica de História Militar

A Associação Ibérica de História Militar, séculos IV-XVI (AIHM), liderada por João Gouveia Monteiro, professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade...

Feiras e Mercados semanais do Concelho da Sertã com alteração das datas de realização

À semelhança do que tem sucedido anteriormente, as feiras e mercados semanais em Cernache do Bonjardim e na Sertã que coincidam com...

Vila de Rei aprova plano de limpeza e higienização de reservatórios de armazenamento de água

A Assembleia Municipal de Vila de Rei aprovou, sob proposta do Executivo Municipal, o Plano de Limpeza e Higienização de reservatórios destinados...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: