13.9 C
Castelo Branco
Sábado, Novembro 28, 2020
No menu items!
Início Cultura Janeiras cantadas em Proença-a-Nova por 119 pessoas

Janeiras cantadas em Proença-a-Nova por 119 pessoas

Um total de 119 pessoas, divididos em 8 grupos do concelho e um grupo convidado, cumpriram a tradição de cantar as janeiras no V Encontro de Janeireiros, realizado no dia 20 de janeiro.

O objetivo desta iniciativa é perpetuar o ritual de cantar de porta em porta para desejar prosperidade para o novo ano e anunciar o nascimento de Jesus.

No concelho ainda resistem alguns grupos com cantigas seculares, com pequenas nuances entre si, mas que constituem património imaterial e que o Município está empenhado em classificá-lo em Património Imaterial da Unesco, cuja candidatura está a ser elaborada.

Os vários grupos têm características muito próprias: enquanto em algumas aldeias os grupos são mistos, noutras é um ritual masculino, explicado pelo facto de noutros tempos percorrerem vários quilómetros a pé entre as diferentes localidades carregados com as esmolas que iam recolhendo.

Outro aspeto que se destaca é o facto de alguns grupos se dividirem em dois, designado por “pernas”, cantando alternadamente entre si.

Esta iniciativa promovida pelo Município de Proença-a-Nova percorreu as ruas da vila entre o Largo Pedro da Fonseca, terminando no Parque Urbano Comendador João Martins e contou com o grupo do Pergulho, Corgas, Vale de Água, Serimógão, São Pedro do Esteval, Vergão, Caniçal Cimeiro, Caniçal Fundeiro e Vale da Carreira, Cunqueiros, Alvito da Beira e o grupo convidado da Tuna da Associação dos Amigos do Pinhal General, proveniente do Seixal. A noite terminou com um jantar convívio.

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Recuperação em África será lenta e desigual considera a Moody’s

A agência de notação financeira Moody's considerou hoje que a recuperação económica em África será lenta e desigual, com a queda das...

Trabalhadores dos CTT cumprem na segunda-feira primeiro de três dias de greve

Os trabalhadores dos CTT vão estar em greve na segunda, quarta e quinta-feira, exigindo aumentos salariais e reforço de colaboradores para o...

Feira do Livro de Natal na Biblioteca Municipal da Sertã

A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, recebe durante o próximo mês de dezembro, mais uma edição da sua Feira do...

Vila Velha de Ródão: Cabazes de Natal Terras de Oiro disponíveis na loja online

Durante a quadra festiva que se aproxima, os produtos endógenos da marca Terras de Oiro vão estar ainda mais perto consumidores, onde...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: