1.4 C
Castelo Branco
Terça-feira, Janeiro 19, 2021
No menu items!
Início Cultura Passeio Pedestre Interativo amanhã na Isna, Oleiros

Passeio Pedestre Interativo amanhã na Isna, Oleiros

É já amanhã, dia 27, que o Município de Oleiros e a Junta de Freguesia de Isna, com o apoio do ISCA (Isna Sport Clube e Alvélos), levam a efeito, naquela aldeia em xisto, o “Ateliê da Broa da Isna e da Castanha”.

A atividade tem início às 9h00, no recinto de festas, com um passeio pedestre interativo.

Logo no introito, um grupo de atores realiza parte da recriação histórica da real caçada de D. Carlos na Isna.

O percurso, de cerca de 6 km, contempla a passagem por locais deslumbrantes com seculares castanheiros, pelas várzeas onde é produzido o milho do qual se obtém a tão afamada broa ou pela histórica Fonte das Mulheres, situada a meio da rua D. Carlos I. Os participantes podem ainda ver moer a farinha e participar na elaboração da especialidade da freguesia.

Pelas 12h00, no recinto das festas, a Companhia de Teatro Viv´Arte dá continuidade à recriação histórica, abordando alguns episódios da estadia régia que ao longo de 4 dias fez de Isna Paço Real.

O cheiro da broa quente que entretanto foi para forno, vai lembrando os participantes inscritos que pelas 13h00 terá lugar o almoço temático, com a presença de D. Carlos e de parte da sua comitiva.

Na ementa não faltará o ensopado de javali e a broa de milho.

Recorde-se que a atividade integra a ação municipal “Dez Freguesias, Dez Experiências”, enquadrada no projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, na categoria Ateliês Temáticos de Cultura e Gastronomia.

Este é um projeto promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.

Com esta iniciativa, o Município pretende percorrer as freguesias do concelho, divulgando a sua gastronomia, artes, ofícios e tradições.

A ideia passa por envolver toda a comunidade e assim dar um novo ânimo ao território. Desta forma oferecem-se experiências únicas e diferenciadoras, recorrendo à participação direta dos participantes ao longo dos ateliês.

O próximo está já agendado para dia 24 de fevereiro, na freguesia de Mosteiro. Subordinado ao tema do Fumeiro e das Sopas, neste caso a recriação histórica irá abordar “A vida monástica, agasalho e aconchego aos viandantes e peregrinos”, numa clara alusão à influência da Ordem de Malta naquela freguesia.

 

 

 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: