A Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, em Vila de Rei, foi o palco da primeira sessão da ação de capacitação e debate “Encontros Documentais”, este ano subordinado ao tema “Aproximar e Conhecer”, que teve lugar no dia 24 de janeiro.
Organizada pela Rede de Bibliotecas de Vila de Rei e com a temática ‘Arquivos’ como pano de fundo, a sessão voltou a contar com um ilustre painel de especialistas com nome firmado nesta área, contando com a presença de Hilário Lopes, diretor Adjunto, Relações Institucionais e Arquivo da Rádio Televisão Portuguesa, Filipa Ferreira dos Serviços Educativos do Arquivo Municipal de Lisboa, José Militão e José Rasquinho so Arquivo Municipal de Monforte, Fernando Correia do Agrupamento de Escolas do Centro de Portugal e Marco Luís e Sandra Carreira do Arquivo Municipal de Torres Novas.
Esta primeira sessão contou com a participação de 38 pessoas, entre técnicos, especialistas, académicos e interessados na área que tiveram assim a oportunidade de debater importantes assuntos relacionados com a área de Arquivo e da sua relação com a comunidade.
Presente na Sessão de Abertura desta iniciativa, o vice-presidente do Município de Vila de Rei, Paulo César Luís, desejou as boas-vindas a todos os presentes e sublinhou que “os Encontros Documentais receberam já centenas de profissionais ao longo das suas edições e têm-se afirmado como um importante espaço de debate com vista à melhoria dos serviços e da sua relação com os cidadãos.”
As próximas sessões dos “Encontros Documentais” terão lugar a 21 de fevereiro, com a temática Museus, e finalizam a 11 de abril, na sessão destinada a Bibliotecas.