11.4 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Abril 19, 2024
No menu items!
InícioSem CategoriaLaboratório de análises de vinhos do CCV da Floresta em franca expansão

Laboratório de análises de vinhos do CCV da Floresta em franca expansão

Proença-a-Nova

Na época de 2017, que compreende o período entre agosto de 2017 a janeiro de 2018, foram analisadas 3.446 amostras entre tintos, brancos e rosés no Laboratório de Vinhos do Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova.

Este número representa um aumento de mais de 1.600 amostras comparativamente à época de 2016 (entre agosto de 2016 e janeiro de 2017).

Registou-se igualmente 118 novos clientes deste serviço.

O CCV da Floresta disponibiliza desde julho de 2012 este laboratório de análises de mostos e vinhos, que época após época tem registado aumentos ao nível do número de amostras recebidas e, consequentemente, do número de análises efetuadas.

O laboratório tem a finalidade de prestar serviços no controlo de maturação das suas uvas para planear a data da vindima e correções a realizar, análise de vinhos bem como prestar apoio em todo o processo de elaboração do vinho.

Inaugurado em 2007, o CCV da Floresta de proença-a-Nova, além de promover a cultura científica e tecnológica na sociedade e paralelamente às visitas escolares e atividades para crianças, tem promovido novas apostas, que permitiram apresentar soluções aos agentes económicos regionais, exemplo disso é o Laboratório de Análise de Vinhos que funciona desde 2012.

“Este laboratório foi uma forma de aproximar a população do nosso Centro, principalmente os pequenos e médios produtores de vinho da região”, sublinha Edite Fernandes, diretora executiva do CCV da Floresta, acrescentando que os clientes deste serviço se tornam visitantes do centro: “muitas vezes voltam com as famílias para visitar a exposição permanente ou participar nas atividades que o CCV da Floresta oferece”.

Ph, acidez total e volátil, dióxido de enxofre total e livre, título alcoométrico volúmico adquirido, fermentação maloláctica, massa volúmica a 20ºc. pacote de controlo de maturação de uvas, peso de 200 bagos; peso por bago; acidez total; pH; título alcoométrico volúmico provável são as análises que são realizadas às amostras de vinho.

Em 2018 volta a realizar-se o Concurso de Vinhos, promovido pelo Município de Proença-a-Nova em parceira com o CCV da Floresta, inserido no 2ª Festival da Adega Típica, que acontece a 14 e 15 de abril, e que irá distinguir mais uma vez os melhores vinhos produzidos no concelho de Proença-a-Nova.

O objetivo deste concurso é premiar os produtores amadores da arte de fazer bom vinho. Mais informações brevemente em www.cm-proencanova.pt.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading