Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Novembro 16, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Associação Salvador vai atribuir cem mil euros para ajudar pessoas com deficiência

Associação Salvador vai atribuir cem mil euros para ajudar pessoas com deficiência
José Lagiosa

 

 

 

 

No ano em que celebra o 15ª aniversário, a Associação Salvador vai atribuir 100.000€ em apoios para pessoas com deficiência motora, através do projeto Ação Qualidade de Vida.

Único e pioneiro no País, o projeto atribui apoios diretos e pontuais num valor anual de 100.000€, a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros.

Ao longo de dez edições, com a contribuição de diversos Mecenas e da Sociedade, a Associação Salvador já apoiou 275 pessoas com deficiência de todos os pontos do País, num valor que já ultrapassou 1 milhão de euros.

Na edição de 2017 foram apoiadas 52 pessoas, que concretizaram projetos tão variados como a adaptação de WC, a obtenção da carta de condução, a compra de equipamento informático adaptado, e a criação de negócios.

Muitas pessoas com deficiência motora não têm os recursos financeiros necessários para ter uma vida com dignidade ou os meios, para estarem integradas como cidadãos ativos na sociedade, mas a Associação Salvador permite-lhes uma vida melhor: ‘Estas pessoas têm projetos de vida, objetivos e ambições que querem alcançar, mas vêem-se limitadas pela falta de meios. Acreditamos que uma maior qualidade de vida, real integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e uma vida mais ativa e empreendedora, passa pela promoção do acesso a apoios de que necessitam. É com esta premissa que promovemos a Ação Qualidade de Vida.’, refere Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação.

O período de candidaturas decorre até ao dia 15 de março, através de formulário online. Os resultados serão divulgados até 7 de junho, no site da Associação Salvador (www.associacaosalvador.com).

Existem três categorias de apoios, sendo que cada candidato apenas pode candidatar-se a uma categoria.

A Associação Salvador recebe anualmente inúmeros pedidos de ajuda de pessoas com deficiência motora, os quais não pode apoiar aleatoriamente sem a definição de critérios e requisitos.

Para ser possível dar uma resposta mais justa à variedade de pedidos recebidos, a Associação Salvador criou, em 2008, a Ação Qualidade de Vida (AQV), processo de candidatura anual para atribuir apoios diretos e pontuais a pessoas com deficiência motora e comprovada falta de recursos financeiros.

A AQV visa assim apoiar casos que não encontraram resposta dentro dos programas de apoio promovidos pela Segurança Social, Instituto de Emprego e Formação Profissional ou outros.

‘Cabe-nos a nós enquanto associação criar as ferramentas para que possa intervir’, realça Salvador Mendes de Almeida.

Refira-se que a Associação Salvador foi fundada por Salvador Mendes de Almeida em 2003 e tem como missão promover a integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida.

Em finais de 2007 obteve o estatuto de utilidade pública, encontrando-se desde essa altura ao abrigo da Lei do Mecenato.

Em 2008 deu início a diferentes projetos ambiciosos, que tiveram já resultados e impacto na melhoria da integração e qualidade de vida de inúmeras pessoas, tendo de uma forma geral atingido os objetivos a que se propuseram.

 

 

 

 

 

Comentar