Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Abril 10, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Fundação Francisco Manuel dos Santos lança três novos ensaios em Janeiro

Fundação Francisco Manuel dos Santos lança três novos ensaios em Janeiro
José Lagiosa

Hiperactividade, psicologia social e democracia

A Fundação Francisco Manuel dos Santos inaugura o plano editorial de 2018 com três novos títulos da colecção Ensaios, que chegaram às livrarias a 16 de janeiro.

Pedro Strecht, Maria Luísa Pedroso de Lima e Conceição Pequito Teixeira debruçam-se sobre três temas que tocam as preocupações de um vasto número de portugueses: Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA); psicologia, relações e laços sociais; qualidade do regime democrático.
As sessões de lançamento dos ensaios têm lugar em Lisboa, em janeiron com início hoje.

Em fevereiro serão publicados os três primeiros títulos de 2018 da colecção Retratos.

Qualidade da Democracia em Portugal
#democracia #regime #partidos #eleições #ensaiosFFMS

Perdemos a conta a quantidade de debates e polémicas em torno da democracia em Portugal.

Qualidade da democracia em Portugal

Contudo, nas discussões sobre o regime democrático, é frequente ficar de fora uma questão essencial: que qualidade tem a democracia em Portugal? Conceição Pequito Teixeira, autora de vários trabalhos sobre este tema, parte da falta de confiança dos cidadãos na democracia para explorar as causas que aqui nos trouxeram e perceber, afinal, o que esperam os portugueses da democracia e que novos caminhos podem ser apontados para o regime democrático em Portugal.
Nas livrarias a 16 de Janeiro.

Lançamento Hoje, quinta-feira, 18 de janeiro, às 18.30, Sala do Arquivo dos Paços do Concelho, Lisboa, a professora e presidente do Observatório Político Maria Cristina Montalvão Sarmento e o professor e comentador político António Costa Pinto apresentarão o livro, numa sessão com a presença da autora e moderação de Miguel Pinheiro.

Nós e os Outros — O Poder dos Laços Sociais
#psicologiasocial #sociedade #relações #comportamento #ensaiosFFMS

Não estamos sozinhos no mundo, um chavão tantas vezes usado nas nossas conversas diárias.

Nós e os outros

Mas teremos realmente consciência da importância que as relações sociais têm na definição do que somos e vivemos? Maria Luísa Pedroso de Lima, professora catedrática de Psicologia Social e especialista no tema, conduz-nos numa leitura de espelhos, que põe em perspectiva a ideia de individualidade, ao mesmo tempo que nos faz reflectir sobre a relevância dos laços sociais e da interacção com o Outro.

Lançamento Quinta-feira, 25 de Janeiro, às 18.00, no 12.º Congresso de Psicologia da Saúde, no ISPA, em Lisboa, a escritora Isabel Stilwell e o psicólogo social Jorge Vala apresentarão o livro, numa sessão com a presença da  autora e moderação de Luís Caetano.
Hiperactividade e défice de atenção — Ausência e Procura de Si
#hiperactividade #crianças #parentalidade #saúde #ensaiosFFMS

Perturbação de hiperactividade e défice de atenção (PHDA): um tema que ocupa cada vez mais espaço no dia-a-dia de pais, educadores e profissionais de saúde em Portugal.

Hiperactividade e défice de atenção

Estarão as nossas crianças a ser cada vez mais afectadas por este problema? Ou estaremos nós, adultos, a rotular comportamentos de forma errada? Pedro Strecht, um dos nomes mais prestigiados da pedopsiquiatria em Portugal, escreve um ensaio que desfaz mitos, sintetiza os mais recentes avanços e conhecimentos e lança novas pontes para a reflexão, o entendimento e o tratamento da PHDA.

Lançamento Quarta-feira, 31 de Janeiro, às 18.30, na Biblioteca do Museu João de Deus, em Lisboa, a psicóloga, psicanalista e professora Teresa Sá apresentará o livro, numa sessão com a presença do  autor e moderação de Paulo Farinha.

 

 

Comentar