Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Outubro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

“Futuro da Democracia: Redes sociais e filtros bolha” em debate na ‘FNAC Shaper Talks’

“Futuro da Democracia: Redes sociais e filtros bolha” em debate na ‘FNAC Shaper Talks’
José Lagiosa

As ‘FNAC Shaper Talks’, debates mensais promovidos pela parceria feita entre o Global Shapers Lisbon Hub e a FNAC, regressam já amanhã, dia 16 de janeiro, à FNAC Chiado pelas 18h30.

O “Futuro da Democracia: Redes sociais e filtros bolha” é o tema escolhido para a primeira discussão aberta ao público de 2018.

João Romão, Global Shaper e fundador da GetSocial.io, e Miguel Prata Roque, advogado e professor universitário, integram o painel da sexta conversa de um ciclo sobre os principais problemas da atualidade e que terá Mariana Melo Egídio, Global Shaper e docente universitária, como moderadora.

É inegável que o exercício de direitos pelos cidadãos pode hoje ocorrer também no contexto de redes sociais.

Mas neste novo cenário surgem também novas ameaças e entraves ao exercício desses direitos.

A democracia digital apresenta novos desafios ao exercício do poder político e será em torno das implicações que estes avanços poderão trazer que a conversa se irá desenvolver.

A propósito de algoritmos e fake news, debateremos de que forma consegue o Direito regular realidades em constante evolução e como poderão conceitos clássicos adaptar-se a um mundo digital.

“As redes sociais tornaram-se na nova ferramenta do cidadão para defender e exercer os seus direitos, embora muitas vezes se assista a um exacerbar de opiniões contraditórias. Neste contexto, a democracia digital ganhou novos contornos e criou novos desafios que o poder político terá de enfrentar e dar resposta, assim como o Direito terá de acompanhar e adaptar-se a esta evolução digital”, afirmou Inês Relvas, líder do Global Shapers Lisbon Hub.

A comunidade portuguesa dos Global Shapers, jovens talentosos portugueses com menos de 30 anos e das mais variadas áreas dedicados a contribuir para a solução de problemas atuais e futuros do país nas suas áreas de atuação, associou-se à FNAC para trazer ao espaço público um debate de ideias sobre diferentes temas essenciais para a sociedade portuguesa.

A parceria ganha forma através da realização de debates mensais, as “FNAC Shaper Talks”, que, durante um ano, vão abordar e discutir temas centrais para a construção do futuro do país: da Economia ao Desporto, da Saúde à Política, da Tecnologia à Cultura.

As “FNAC Shaper Talks” decorrerão nas terceiras terças-feiras de cada mês, na FNAC Chiado.

Cada debate será realizado sob a forma de uma mesa redonda moderada por figuras relevantes em cada uma das áreas abordadas, reforçando a ideia de que este é um debate dirigido ao público em geral, multigeracional e diversificado, sobre temas transversais à sociedade portuguesa.

A promoção desta geração de jovens que integram os Global Shapers, e as áreas que representam, articulam-se com a FNAC no seguimento do papel preponderante que a mesma tem assumido enquanto plataforma de divulgação de talentos em Portugal, bem como na democratização do acesso à cultura e na promoção de debates e temas relevantes.

 

Comentar