Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Dezembro 15, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Rui Rio é o novo presidente do PSD

Rui Rio é o novo presidente do PSD
José Lagiosa

Rui Rio é o novo presidente do PPD/PSD.

O antigo presidente da Câmara Municipal do Porto conseguiu 22 611 votos – cerca de 54% da votação – contra 18 974 votos de Pedro Santana Lopes – cerca de 45% da votação -, numa altura em que só faltam apurar 11 mesas de voto, que, matematicamente, não irão alterar, qualquer que seja o resultado destas, o vencedor destas eleições diretas.

O antigo autarca sucede assim a Pedro Passos Coelho que anunciou a 3 de outubro do ano passado que não se recandidataria ao cargo que ocupa desde março de 2010, na sequência dos resultados das eleições autárquicas de 1 de outubro.

Aos 60 anos, Rui Rio chega ao maior desafio da sua carreira política, após ter ganho notoriedade e visibilidade nacional durante os três mandatos, entre 2001 e 2013, como presidente da autarquia portuense, mas o percurso político do militante do PSD já tinha começado bastante antes, na Juventude Social Democrata.

Foi vice-presidente da Comissão Política Nacional da JSD entre 1982 e 1984 e entre 1996 e 1997 foi secretário-geral do PSD, quando era presidente do partido o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Nesse período, o social-democrata travou algumas guerras internas devido ao processo de refiliação de militantes que levou a cabo, gerando muitos anticorpos no aparelho do partido – chegou a propor colocar um relógio de ponto na sede do partido para controlar as entradas dos funcionários.

Marcelo Rebelo de Sousa foi mantendo Rio no cargo, mas este acabaria por sair pelo seu próprio pé, depois das autárquicas de 1997, em divergência com o presidente do partido, numa relação que não voltou a ser próxima.

O ex-autarca do Porto foi vice-presidente do partido com três líderes: de 2002 a 2005, com Durão Barroso e Pedro Santana Lopes, e mais tarde, entre 2008 e 2010, com Manuela Ferreira Leite.

*Com: 24.sapo.pt / Foto: Madremedia

Comentar