23.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 1, 2020
No menu items!
Início Internacional Secretário-geral da ONU pede a governo das Maldivas para libertar opositores

Secretário-geral da ONU pede a governo das Maldivas para libertar opositores

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apelou na noite de sexta-feira para hoje ao governo das Maldivas para “respeitar a importante decisão do Supremo Tribunal” que ordena a libertação de opositores.
Num comunicado, Guterres considera que “a procura de uma solução para o impasse político nas Maldivas” passa por “discussões entre todas as partes” que as Nações Unidas estão “prontas a facilitar”.
Entretanto, o secretário-geral das Nações Unidas pede “contenção” a todas as partes.
O exilado ex-presidente das Maldivas Mohamed Nasheed anunciou na sexta-feira à agência France Presse que vai candidatar-se à presidência, horas depois de o Supremo Tribunal ter anulado a sua condenação por terrorismo a 13 anos de prisão.
A mais alta instância judicial do arquipélago considerou na quinta-feira que as condenações de altos responsáveis políticos da oposição, ocorridas no quadro da campanha de repressão do poder dominante, eram de “natureza contestável e politicamente motivada”, ordenando que esses julgamentos fossem anulados e realizados novos julgamentos.
A intervenção do Supremo Tribunal representa um revés para o presidente Abdulla Yameen e abre caminho ao regresso ao território do seu grande rival Nasheed, que venceu em circunstâncias controversas em 2013.
Na sexta-feira a tensão voltou às Maldivas com centenas de pessoas a concentrarem-se em Male, a capital, para pedir ao governo deste país insular do Índico o cumprimento da ordem do Supremo Tribunal para a libertação de nove presos políticos.

Duas pessoas foram presas em confrontos com a polícia, que recorreu a gás lacrimogéneo para dispersar.
*Lusa / Foto: Alba Vigaray / Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Portugal com mais seis mortos e 854 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 854 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o...

Refeições pagas, mas não entregues geram quase 2000 queixas

Uma análise realizada pelo Portal da Queixa indica que o número de reclamações dirigido aos serviços de entrega de refeições e alimentos...

Bloco de Esquerda condena metodologia da eleição para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento

No próximo dia 13 de outubro vão-se realizar as eleições indiretas para as Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

PIICIE do Município de Penamacor distribui material escolar

O PIICIE do Município de Penamacor distribuiu, a todos os alunos que frequentam o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches e Infantário Nossa...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: