11.4 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 28, 2020
No menu items!
Início Internacional Covilhã integra mega projeto internacional Square Kilometer Array

Covilhã integra mega projeto internacional Square Kilometer Array

A maior infraestrutura científica do século XXI vai começar a ser construída em 2018 na África do Sul e na Austrália.
Chama-se SKA, é o mais poderoso radiotelescópio de sempre e a Covilhã vai fazer parte do projeto.
O Square Kilometer Array (SKA) resulta de um esforço internacional para a criação de uma infraestrutura composta por 2000 antenas que formam um radioteolescópio gigante, distribuído em distâncias de mais de 3000 km, com localização na África do Sul e na Austrália.
O objectivo é escutar os confins do universo conseguindo “fotografar” em ondas rádio 1 bilião de galáxias, sinalizar buracos negros e procurar civilizações fora do Sistema Solar.
Para o público em geral, a procura de vida extraterrestre, em especial vida inteligente, será o mais interessante dos objetivos do SKA.
Neste momento, o projeto conta já com a participação de cerca de 100 organizações de 20 países. Atualmente, 11 consórcios internacionais estão envolvidos na fase de construção.
Portugal está envolvido através de um consórcio liderado pelo Instituto de Telecomunicações (IT), que junta as universidades de Aveiro, Porto e Évora, o Instituto Politécnico de Beja, o Polo de Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) e empresas.
A informação gerada pelo SKA equivale a cerca de 5 vezes o tráfego da Internet mundial hoje, cerca de 35 000 DVDs por segundo de informação, necessitando de uma rede de supercomputadores e centros de dados espalhados pelo Mundo.
O coordenador do consórcio português no supertelescópio, Domingos Barbosa, investigador do IT na Universidade de Aveiro, afirma que a principal tarefa do projeto é gerir toda a informação gerada pelo SKA, um grande desafio quando está em causa um volume de dados anual três vezes superior aos dados gerados hoje pelo Google.
A informação gerada pelo SKA, cerca de 35 000 DVDs por segundo, necessita de uma rede de supercomputadores e centros de dados espalhados pelo Mundo.
É aqui que entra a cidade da Covilhã.
O Centro de Dados da Altice (PT) – Data Center na Covilhã foi escolhido pelo consórcio nacional para ser o centro que em Portugal vai armazenar e tratar o astronómico volume de dados gerado pelas observações do supertelescópio, o equivalente aos dados gerados pelos aceleradores de partículas do CERN (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear) em Genebra (Suíça).
O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, mostra-se “orgulhoso com a participação do nosso concelho neste extraordinário e inovador projeto que visa revelar o conjunto mais completo e actualizado de informação sobre o cosmos”.
Para o autarca, “a Covilhã reforça o seu lugar de cidade na vanguarda tecnológica, reconhecida a nível nacional e internacional”.
Este projeto vai ser apresentado na Covilhã na iniciativa “Os dias do SKA”, que decorrerá no dia 6 de fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com início às 14h00, e na Universidade da Beira Interior, no dia 7.
O encontro mostrará os desafios tecnológicos do SKA, enquanto maior radiotelescópio e maior infraestrutura digital do mundo, para além de explicar o importante papel do Centro de Dados da Covilhã neste histórico empreendimento internacional.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Festas de Natal e Fim do Ano na Madeira vão acontecer com adaptações

O secretário do Turismo da Madeira afirmou hoje que os concursos para as tradicionais festas de Natal e Fim de Ano na...

21 x 365 = 7665 Dias Alma Azul – Bem Hajam

Professor Joaquim Martins Há pessoas que nos marcam para sempre; ou porque partilhámos Leituras e momentos felizes; ou...

Paulo Bento substitui Santana Lopes na liderança do partido Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui hoje Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a...

TOOLTO lança Solutioneer, nova plataforma para regularização de sinistros

A TOOLTO – Super Assistência, start-up portuguesa da área dos serviços de mobilidade e Insurtech, acaba de lançar a nova plataforma Solutioneer, que acelera...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: