9.2 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Março 22, 2023
No menu items!
InícioRegionalAbastecimento de água em fase de conclusão em Cernache do Bonjardim

Abastecimento de água em fase de conclusão em Cernache do Bonjardim

Está em fase de conclusão a intervenção na União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais que permitirá a ligação ao sistema em alta para abastecimento de água.
Os trabalhos estão a ser efectuados na zona poente do Concelho, que tem vindo a ser abastecida por furos artesianos e minas.

Tampa de acesso ao novo sistema de abastecimento de água

A ampliação da rede de abastecimento em alta, a partir da rede das Águas de Lisboa e vale do Tejo, possibilita um reforço do abastecimento aos sistemas em baixa redução dos sistemas em baixa, permitindo a melhoria considerável na qualidade de água entregue aos munícipes.
A obra foi iniciada em junho de 2017 e a sua conclusão está agendada para a segunda quinzena de fevereiro de 2018.
A ligação ao sistema em alta irá permitir o abastecimento de água de qualidade proveniente do sistema do Cabril às localidades de Couceiros, Brejo da Correia, Porto dos Fusos, Mendeira, Vale da Ursa, Casal da Madalena, Almegue, Sambado e Várzea de Pedro Mouro.
Simultaneamente, a ligação permitirá o alívio da rede que abastece a vila de Cernache do Bonjardim.
Obras em vala aberta

Os trabalhos efectuados no terreno consistem na execução de condutas adutoras (a instalar em valas abertas para o efeitos) em alta a vários sistemas (Couceiros, Brejo da Correia, Porto dos Fusos, Mendeira e Vale da Ursa), a sua ligação a um ponto de entrega e aos reservatórios existentes.
Não serão construídas estações elevatórias, dado que a adução é gravítica.
Depois de implementada, a ampliação da rede irá permitir servir perto de 600 consumidores com água de melhor qualidade, em termos de consumo e de pressão de serviço.
Com uma extensão total de 16 km, a empreitada ficou a cargo da empresa JRSF, no valor de 342806,77€ (IVA incluído), sendo comparticipada em 85% pelo programa POSEUR.
Rogério Fernandes, vice-Presidente da Câmara Municipal da Sertã mostra-se bastante satisfeito por “finalmente ver feita no terreno uma obra há muito necessária e prevista em anteriores planos de atividade”. Com esta intervenção considerável, “a Câmara Municipal da Sertã garante, assim, um abastecimento de água de qualidade à população, deixando de parte o recurso a minas e furos que não ofereciam garantias de qualidade,” conclui o autarca.
 

 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: