22.8 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 29, 2020
No menu items!
Início Cultura Linhaceira preparada para o Carnaval, um dos mais originais da região

Linhaceira preparada para o Carnaval, um dos mais originais da região

Linhaceira prepara-se para voltar a receber um dos mais originais e efusivos festejos de Carnaval do centro do país.
Todos os anos, desde há quase três décadas, a grande maioria dos quase mil habitantes desta aldeia do concelho de Tomar junta-se em grupos para criar, de forma completamente artesanal, magníficos e engenhosos carros alegóricos, com os seus acompanhantes vestidos e caracterizados a rigor pela mão de autênticos artistas locais.
O Carnaval da Linhaceira decorre de sábado a terça-feira, mas tem na tarde de domingo, dia 11, o seu momento principal, com o desfile do corso pelas ruas da aldeia, integrando participantes vindos de localidades vizinhas, dentro e mesmo fora do concelho.
Outro momento alto e sempre divertido é a Porcalhada, na tarde da terça-feira gorda. Além disso, haverá bailes todas as noites, no sábado incluindo a apresentação do rei e da rainha, na segunda-feira com o concurso de fatos de papel e na terça com a eleição do melhor mascarado, momentos que de há muito fazem parte deste evento que sustenta a sua originalidade em muitas décadas de vivência das tradições do entrudo pela população local.

Carnaval na Linhaceira

Este ano, os visitantes têm um atractivo extra, com a possibilidade de participarem no concurso de fotografia alusivo ao evento, uma iniciativa que se integra nas comemorações do centenário da escola primária local e cujo regulamento pode ser consultado em https://bibliotecalinhaceira.blogspot.pt .
Com acessos pelas autoestradas A13 e A23 e proximidade do caminho-de-ferro, Linhaceira fica situada no sul do concelho de Tomar, no centro da região do Médio Tejo, com as coordenadas N 39.520435 e W -8.381492.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Idanha-a-Nova mantém benefícios fiscais para famílias

Para aliviar a carga fiscal dos munícipes, a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova volta a aplicar a taxa mínima do Imposto Municipal sobre...

Banco de Terras atribui primeira exploração a um pastor

No âmbito do “Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro” e do Banco de Terras para pastores promovido pela COAPE – Cooperativa Agro-pecuária dos...

Presidente do Município reconhece apoio das farmácias à comunidade durante a pandemia

O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Fernando Jorge, visitou esta sexta-feira, a Farmácia Xavier Gomes, no Orvalho.

Investigador da UC distinguido com prémio internacional

João Peça, investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC), foi distinguido com o “IBRO 2020 Early...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: