11.3 C
Castelo Branco
Sábado, Fevereiro 27, 2021
No menu items!
Início Sem Categoria Aldeias do Xisto afirmam-se como um destino de excelência para todos os...

Aldeias do Xisto afirmam-se como um destino de excelência para todos os amantes da bicicleta

Apresentação do calendário de eventos Cyclin’Portugal 2018

Foi ontem apresentado, no Welcome Center das Aldeias do Xisto, na Lousã, o calendário de eventos Cyclin’ Portugal Aldeias do Xisto 2018, que contou com a presença do Coordenador da ADXTUR, Rui Simão, do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), Delmino Pereira, do presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado, e do presidente da Câmara Municipal da Lousã, Luís Antunes.
Esta ativação do destino com um calendário de eventos internacionais de competição, treino e lazer, é uma das principais vertentes do projeto Cyclin’ Portugal Aldeias do Xisto, que junta as três entidades mencionadas acima (ADXTUR, TCP, FPC) mais os municípios e agentes económicos, numa estratégia de afirmação e internacionalização do destino como “bike friendly”.
Outras vertentes dessa estratégia incluem a certificação de percursos, equipamentos e serviços, a construção de produtos turísticos integrados com base na bicicleta e a integração da sua oferta em canais de comunicação e reserva.
De facto, Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, sublinhou que “o principal objetivo do projeto Cyclin’ Portugal é afirmar e desenvolver a cultura da bicicleta no âmbito da marca Aldeias do Xisto, enquanto destino de excelência para treinos, estágios e provas, mas também tirar proveito económico desses fatores»”.
Já para Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo,”«este calendário de provas vai ao encontro dos interesses dos praticantes e, por outro lado, ao acontecer essencialmente em épocas baixas, ajuda a dinamizar os destinos. Para além disso, a região das Aldeias do Xisto tem condições excelentes para a prática do ciclismo de estrada, porque não existe praticamente trânsito, dispõe de muitos bons pisos e, claro, paisagens maravilhosas. O que pretendemos é ser um destino de excelência para treinos, estágios, provas de alta competição, mas também de lazer e, nesse sentido, vamos organizar produtos turísticos para que as pessoas possam usufruir da região em bicicleta”.
Para Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, “apesar do que aconteceu, entre janeiro e novembro de 2017 a Região Centro foi das que mais cresceu. De qualquer maneira, estamos ainda no caminho para atingir a estadia média de duas noites na região, para o qual muito vai contribuir este projeto Cyclin’ Portugal e os eventos do seu calendário”.

Principais provas Cyclin’ Portugal Aldeias do Xisto 2018

  • 25 de março – Taça de Portugal de DHI (Lousã)
    • Clássica Aldeias do Xisto (Álvaro até Aldeia das Dez)
    • Passeio da Primavera (Aldeia das Dez)
  • 6, 7 e 8 de abril – Campeonato da Europa DHI (Lousã)
  • 19 e 20 de maio – Taça de Portugal de Enduro (Lousã)
  • 16 e 17 de junho – Campeonato Nacional DHI (Pampilhosa da Serra)
  • 7 de outubro – Avalanche Licor Beirão (Lousã)
  • 14 de outubro – Grafondo Aldeias do Xisto (Castelo Branco)

Clássica Aldeias do Xisto e Passeio da Primavera

A segunda edição da Clássica Aldeias do Xisto realiza-se a 25 de março e, à semelhança do ano anterior, será a prova que decidirá os vencedores do Troféu Liberty Seguros.

Clássica Terras de Xisto – Photo © João Fonseca Photographer

A Clássica Aldeias do Xisto 2018 mantém as caraterísticas que lhe dão uma personalidade própria no conjunto do calendário nacional de ciclismo, atravessando várias Aldeias do Xisto.
A corrida será composta por 145 quilómetros, partindo de Álvaro às 12h00, prevendo-se a chegada à Aldeia das Dez para cerca das 15h50.
A meta coincide com uma contagem de montanha de terceira categoria.
A viagem do pelotão conta com mais duas subidas pontuáveis para a classificação dos trepadores.
Além das aldeias de partida e de chegada, o colorido do pelotão vai ainda animaras aldeias de Janeiro de Baixo, Janeiro de Cima, Fajão e Vila Cova de Alva.
O dia 25 de março será também marcado por um evento de ciclismo para todos, o Passeio da Primavera, uma prova de acesso a praticantes amadores, destinado a celebrar o renascimento da natureza.
Composto por um trajeto de 45 quilómetros, inicia-se na Ponte das Três Entradas às 9h30, terminando na Aldeia das Dez.
Os participantes terão a oportunidade de conviver enquanto esperam pelos corredores profissionais, que ali encerram a Clássica Aldeias do Xisto.

Campeonato da Europa de DHI

O Louzanpark será o centro das atenções dos praticantes e dos adeptos de Downhill (DHI).

Downhill Lousã

A 25 de março realiza-se uma etapa da Taça de Portugal daquela disciplina de BTT, que servirá de aperitivo para o prato principal da temporada velocipédica nas Aldeias do Xisto: o Campeonato da Europa de DHI, a disputar de 6 a 8 de abril, também no Louzanpark.
O Campeonato da Europa vai juntar os melhores praticantes de todo o continente europeu das categorias de elite, juniores e masters.
A 6 de abril decorrem os treinos oficiais, a 7 as qualificações cronometradas e no dia 8 a final, na qual serão conhecidos os novos campeões da Europa.
Além de vento de alta competição, especialmente nas categorias de juniores e de elite, o Campeonato da Europa tem a faculdade de ser uma iniciativa de massas, pois todas as provas com participação de masters têm também uma componente turísticas, dado ser um perfil de praticantes que aproveita as deslocações para se divertir e conhecer os territórios, além da prática desportiva.
A conjugação da prova da Taça de Portugal, inscrita no calendário internacional, com o Campeonato da Europa é uma oportunidade para que muitos praticantes e equipas permaneçam na região das Aldeias do Xisto durante várias semanas, treinando, estagiando e fazendo os últimos ajustes técnicos e táticos, antes da grande corrida de atribuição dos títulos europeus.
 
 
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: