Toulões, a ‘Aldeia da Rosa Albardeira’, quer trazer esta planta para as ruas, quintais e jardins da localidade, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Toulões com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Geopark Naturtejo da UNESCO e Sementes Vivas.
O projeto foi apresentado no domingo, 11 de fevereiro, com a distribuição de sementes da Rosa Albardeira (Paeonia broteri) pelos habitantes de Toulões, para plantarem nos seus canteiros, vasos e jardins esta planta endémica da região que cresce nos campos de Toulões, em particular na Serra da Murracha.
“Queremos colocar a Rosa Albardeira, símbolo dos Toulões, ao serviço do desenvolvimento da região”, explicou o presidente da Junta de Freguesia, António Marcelo, enaltecendo o trabalho já desenvolvido: “As equipas do Geopark Naturtejo e da empresa Sementes Vivas, com sede no concelho de Idanha-a-Nova, estão a promover e desenvolver sementes a partir da nossa Rosa Albardeira para garantirmos a preservação desta planta protegida”.
A sessão contou com a presença de Elza Gonçalves, vereadora da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, que realçou a organização da Festa da Rosa Albardeira em Toulões, este ano marcada para os dias 21 e 22 de abril.
“Com a plantação de flores na aldeia, a Festa da Rosa Albardeira vai ser ainda mais bonita”, disse, felicitando o trabalho que está a ser realizado.
A temática da Rosa Albardeira, espécie protegida, tem permitido promover Toulões e o concelho de Idanha-a-Nova no país e a nível internacional.
Em 2017, esta aldeia foi mesmo convidada de honra no Festival da Peónia, em Lorsch, na Alemanha, onde representou o concelho como território produtivo e destino turístico de excelência.
Toulões vai plantar a Rosa Albardeira pela aldeia
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on