7.8 C
Castelo Branco
Domingo, Março 7, 2021
No menu items!
Início Cultura Ligação da freguesia de Mosteiro à Ordem de Malta em destaque na...

Ligação da freguesia de Mosteiro à Ordem de Malta em destaque na próxima Experiência

A próxima atividade integrada na iniciativa “Dez Freguesias, Dez Experiências”, promovida pelo Município de Oleiros, em parceria com as Juntas de Freguesia e coletividades locais, está agendada para o dia 24 de fevereiro, no Mosteiro.
No âmbito das Experiências que são propostas, os participantes poderão realizar um passeio pedestre interativo, assistir a uma recriação histórica e saborear um almoço temático.
Assim, este ateliê de Cultura e Gastronomia vai culturalmente destacar a ligação da freguesia à Ordem de Malta e em termos gastronómicos, privilegiar o fumeiro e a sopa, elementos imprescindíveis na “vida monástica, agasalho e aconchego de viandantes e peregrinos”.
De realçar que o topónimo da freguesia nos remete para um antigo mosteiro que segundo consta, ali existiu, sendo tutelado pela Ordem de Malta, a qual tinha por princípio primordial acolher pobres, doentes e peregrinos.
Há até quem defenda que se devem a estes monges as primeiras técnicas de viticultura aplicadas na casta Callum, a qual dá origem a um vinho histórico com o mesmo nome, autóctone de Oleiros.
Os interessados em participar no ateliê podem inscrever-se até ao dia 16 de fevereiro, na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou por telefone (272 680 230).
A atividade tem como parceiros a Junta de Freguesia de Mosteiro, a Associação Recreativa e Cultural de Vale do Souto (ARCVASO) e o Grupo Maltez Desportivo do Mosteiro.
O seu início está marcado para as 8:30h em Vale do Souto (junto do Museu Maria Sala) e a recriação histórica, a cargo dos Viv´Arte, terá lugar pelas 12:30h, no Adro da Igreja Matriz do Mosteiro.
Recorde-se que a ação “Dez Freguesias, Dez Experiências” integra o projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020. Os interessados em participar podem inscrever-se até ao dia 16 de fevereiro, na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou por telefone (272 680 230).
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: