13.8 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 28, 2020
No menu items!
Início Regional Inscrições para o Ateliê do Fumeiro e das Sopas, no Mosteiro, estão...

Inscrições para o Ateliê do Fumeiro e das Sopas, no Mosteiro, estão a terminar

Termina já hoje o prazo de inscrição no “Ateliê do Fumeiro e das Sopas”, o qual terá lugar no próximo dia 24 de fevereiro, na freguesia de Mosteiro.
Inserida na iniciativa municipal “Dez Freguesias, Dez Experiências”, a atividade conta com o apoio daquela Junta de Freguesia, da Associação Recreativa e Cultural de Vale do Souto (ARCVASO) e do Grupo Maltez Desportivo do Mosteiro.
Os interessados podem inscrever-se na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou por telefone (272 680 230).
Para além de algumas surpresas, esta atividade compreende a realização de um passeio pedestre interativo (agendado para as 8:30h, em Vale do Souto), uma recriação histórica que valorizará alguns aspetos da história da freguesia (agendada para as 12:30h, no Adro da Igreja Matriz de Mosteiro) e a degustação de um almoço temático onde não faltará a sopa e os elementos do fumeiro.
Desta forma, pretende-se valorizar os ativos naturais e paisagísticos daquele território, assim como alguns dos seus elementos histórico-culturais mais representativos.
Recorde-se que a ação “Dez Freguesias, Dez Experiências” se desenvolve nos próximos dois anos e integra o projeto Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020.
A ação insere-se na categoria Ateliês Temáticos de Cultura e Gastronomia e em termos culturais, o próximo ateliê vai destacar a ligação da freguesia à Ordem de Malta.
Reza a história que ali existiu um antigo mosteiro tutelado por aquela ordem religiosa, a qual tinha por princípio primordial acolher pobres, doentes e peregrinos.
Esse facto estará na origem do topónimo da freguesia. Já em termos gastronómicos, a atividade irá privilegiar o fumeiro e a sopa, elementos imprescindíveis na “vida monástica, agasalho e aconchego de viandantes e peregrinos” – a qual servirá de moldura cenográfica e histórica para a recriação que a Companhia de Teatro Viv´arte irá desenvolver naquele dia, no final do passeio pedestre.
Dia 24, todos os caminhos vão dar ao Mosteiro. Não deixe de participar numa experiência diferenciadora, onde não faltará cultura e tradição.
 
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Festas de Natal e Fim do Ano na Madeira vão acontecer com adaptações

O secretário do Turismo da Madeira afirmou hoje que os concursos para as tradicionais festas de Natal e Fim de Ano na...

21 x 365 = 7665 Dias Alma Azul – Bem Hajam

Professor Joaquim Martins Há pessoas que nos marcam para sempre; ou porque partilhámos Leituras e momentos felizes; ou...

Paulo Bento substitui Santana Lopes na liderança do partido Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui hoje Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a...

TOOLTO lança Solutioneer, nova plataforma para regularização de sinistros

A TOOLTO – Super Assistência, start-up portuguesa da área dos serviços de mobilidade e Insurtech, acaba de lançar a nova plataforma Solutioneer, que acelera...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: