9.1 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 26, 2020
No menu items!
Início Internacional Ministro da Defesa Nacional inicia hoje visita a Moçambique

Ministro da Defesa Nacional inicia hoje visita a Moçambique

O ministro da Defesa Nacional, Azeredo Lopes, reúne-se hoje em Maputo com o seu homólogo moçambicano para assinar um novo protoloco na área da Defesa, no âmbito de uma visita oficial que termina sexta-feira.
O encontro com o ministro da Defesa de Moçambique, major-general na reserva Atanásio Salvador Mtumuke, irá decorrer hoje de manhã no ministério da Defesa, em Maputo, prevendo-se a assinatura do Programa-Quadro de Cooperação no Domínio da Defesa.
O acordo vigora até 2021 e é mais abrangente do que os anteriores protocolos de cooperação técnico-militar que foram assinados com Moçambique desde 1988, mantendo os programas de formação e ensino e intercâmbio de militares.
No âmbito deste novo acordo, prevê-se o apoio à criação de condições para a participação conjunta das Forças Armadas dos dois países em missões de paz e humanitárias.
Durante a deslocação, o ministro da Defesa português entregará dez lanchas à Marinha de Guerra de Moçambique, que permitirão “apoiar missões de interesse público”.
Segundo um comunicado do governo moçambicano, a visita enquadra-se nos “esforços dos ministérios da Defesa dos dois países em incrementar cada vez mais os laços de cooperação bilateral e históricas”.
Azeredo Lopes visitará o Instituto Superior de Estudos de Defesa, na terça-feira, e irá prestar homenagem aos antigos combatentes.
Na quarta-feira, em Nampula, visitará a Academia Militar, e dará uma palestra sobre “O contributo das Forças Armadas portuguesas para a promoção da paz e segurança internacional”.
Na quinta-feira, Azeredo Lopes deverá visitar e contactar as autoridades locais da Ilha de Moçambique, que vai celebrar em setembro os 200 anos de elevação a cidade.
Para sexta-feira, em Maputo, está agendada uma visita ao centro de Análise Estratégica da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e à sede da Associação de Deficientes das Forças Armadas Portuguesas em Moçambique.
*Lusa / Foto: Olivier Hoslet / Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Portugal apoia plano promovido por Guterres e valoriza papel da OMS frisou Costa

O primeiro-ministro, António Costa, transmitiu hoje o seu apoio ao "plano global" do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, contra a covid-19...

Candidato Presidencial Tiago Mayan visita Coimbra

Iniciativa Liberal Coimbra coordena um programa focado nos temas da Saúde, Empreendedorismo, Educação e Economia Tiago Mayan, candidato...

Partido Aliança realiza 2º Congresso este fim de semana em Torres Vedras

O Partido Aliança realiza o 2º Congresso Nacional, amanhã e domingo em Torres Vedras. Neste Congresso o Aliança vai...

Presidente do Fórum da Energia e Clima diz que coronavírus resulta de agressão à natureza

O presidente do Fórum da Energia e Clima considerou hoje que o coronavírus se junta às centenas de doenças novas que surgiram...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: