A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, no âmbito do Projeto CLDS-3G | Capacitar, Empreender e Incluir (CEI), vai realizar no dia 22 de fevereiro, às 17h30m, nas instalações da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) a apresentação pública da Plataforma PROalbi.
A Plataforma PROalbi pretende potenciar o espírito empreendedor dos produtores de pequena escala, apoiando na divulgação, promoção e escoamento das produções.
A PROalbi tem como premissa fomentar as relações de proximidade entre quem produz e quem consome, estimulando os circuitos curtos de comercialização entre pequenos produtores agrícolas e consumidores, com recurso às TIC.
A PROalbi irá materializar-se num Website onde cada Produtor registado poderá apresentar a sua produção, locais de venda, contactos e definir ainda em cada semana qual a produção disponível para venda. O consumidor interessado terá acesso aos cabazes disponíveis todas as semanas por sms/ email ou através da plataforma e poderá selecionar a modalidade de entrega.
A PROalbi irá replicar as boas práticas de outras plataformas já existentes noutras cidades do país e irá promover o escoamento de produção hortofrutícola e produtos tradicionais 100% produzidos no território.
Em linhas gerais, a PROalbi pretende:
- PROmover e dar a conhecer os produtores do território;
- aPROximar produtores e consumidores;
- potenciar novas novas formas de comercialização, ajudando os pequenos PROdutores a escoar os seus PROdutos;
- PROmover o desenvolvimento dos territórios rurais;
- potenciar o espírito empreendedor dos PROdutores locais;
- dar a conhecer os PROdutos da época e os seus ciclos de PROdução.