8.9 C
Castelo Branco
Terça-feira, Outubro 27, 2020
No menu items!
Início Nacional Costa diz que encontro com Rio “correu muito bem” mas atual solução...

Costa diz que encontro com Rio “correu muito bem” mas atual solução não precisa de mudar

O primeiro-ministro, António Costa, considerou hoje que a conversa com o presidente do PSD “correu muito bem” e foi “muito construtiva”, distinguindo a atual solução governativa, que não precisa de mudar, de temas que requerem acordo político mais alargado.

“Há sempre o tempo de semear e depois o tempo de crescer, mas vamos ver como é que as coisas correm, mas foi uma conversa muito simpática, muito cortês, muito construtiva”, respondeu António Costa quando questionado sobre o encontro com o novo presidente do PSD, Rui Rio, que disse ter corrido “muito bem”.

O primeiro-ministro – que falava aos jornalistas já à saída da cerimónia de entrega de carros elétricos à Administração Pública – fez questão de “separar bem e distinguir bem o que está em causa”.

“Quanto à solução de Governo, está encontrada. É uma solução que funciona bem, tem produzido bons resultados na economia, bons resultados no emprego, bons resultados nas finanças públicas, bons resultados para o país, que está hoje calmo, tranquilo, confiante. Não há nenhuma razão para mudar nada”, garantiu.

Para Costa, “outra coisa completamente distinta é, a par de uma solução de Governo que está consolidada e felizmente a funcionar bem”, haver temas que “requerem o acordo político mais alargado possível”.

“É desejável que não se limite a haver um acordo entre os partidos da maioria, mas que possa ser alargado a outras forças políticas, designadamente ao PSD”, defendeu.

O primeiro-ministro deu o exemplo da “preparação do próximo quadro comunitário de apoio (2030)”, e que é um horizonte muito largo e “é bom que haja um acordo entre todos”.

“Em matérias essenciais à reforma do Estado, como a descentralização, é importante que haja um acordo entre todos. É nesse sentido e certamente as coisas vão correr bem”, considerou.

Questionado sobre que PSD sai do 37.º congresso, que terminou domingo em Lisboa, Costa disse apenas: “o futuro o dirá. Para já a conversa hoje correu muito bem”.

No final da audiência que durou quase duas horas e meia, Rui Rio admitiu que há “uma nova fase” nas relações com o PS e anunciou que irá ainda hoje indicar os interlocutores para o diálogo com o Governo nas áreas da descentralização e do futuro quadro comunitário.

“Estivemos os dois a tratar mais do que possa consubstanciar políticas positivas e não estivemos a carregar naquilo que nos divide”, afirmou Rui Rio aos jornalistas.

*Lusa / Foto: MadreMedia

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

OE2021: Costa abre debate de terça-feira com viabilização da proposta só garantida na generalidade

O primeiro-ministro abre na terça-feira na Assembleia da República o debate da proposta de Orçamento do Estado para 2021, que só tem...

Escola Internacional de Línguas em Vila de Rei: consulte as turmas e horários

Encontram-se ainda a decorrer as inscrições para as aulas em Vila de Rei do Curso de Inglês para crianças, adolescentes e adultos,...

100 alunos de escolas da região gravam CD com o Coro Misto da Beira Interior

No âmbito da comemoração do 30º aniversário do Coro Misto da Beira Interior, cinco alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, com...

Grupo de Escoteiros de Penamacor oficialmente reativado

O Grupo de Escoteiros AEP 163 de Penamacor foi oficialmente reativado. A reativação foi assinalada com uma cerimónia de...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: