8.3 C
Castelo Branco
Sábado, Março 6, 2021
No menu items!
Início Cultura Dia de Tomar comemorado em conjunto com os 75 anos da Casa...

Dia de Tomar comemorado em conjunto com os 75 anos da Casa do Concelho

Começam já este fim-de-semana as iniciativas de comemoração do Dia de Tomar, que este ano se articulam com a celebração do 75º aniversário da Casa do Concelho de Tomar.
Como é habitual, a data central dos festejos será o dia 1 de Março, em que se assinalam os 858 anos da fundação do Castelo Templário por D. Gualdim Pais.
As cerimónias oficiais começam às 10 horas com o hastear da bandeira e homenagem ao fundador, na Praça da República, seguindo-se a sessão solene da Assembleia Municipal, no Cine-Teatro Paraíso, a partir das 10h45.
Como tem sido prática nos anos mais recentes, serão homenageados um conjunto de pessoas e instituições tomarenses.
Assim, será entregue a medalha de honra ao cirurgião João Queiroz e Mello, ao encenador João Mota, ao Estabelecimento Prisional Militar e, a título póstumo, à jornalista Sofia Morais.
A medalha municipal de mérito será entregue aos escritores Nuno Garcia Lopes e Pedro Silva, à empresa Diamantino Coelho & Filho, SA, ao autarca Filipe Antunes (a título póstumo) e à Casa do Concelho de Tomar.
Com a medalha de valor e altruísmo serão agraciados Bruno Graça e Carlos Carvalheiro, pelo seu percurso de dirigentes associativos, e com a medalha de valor desportivo, ao halterofilista Manuel Pina, Vítor Jesus e Pedro Dias da Silva, ambos pilotos de automóveis).

Teatro, Arquitectura e Atletismo

À tarde, pelas 15 horas, será inaugurada a exposição colectiva “13 Luas”, com trabalhos de Antero Guerra, Carlos Vicente, Claire O’Hea, João Alfaro, João Carvalho, Luís de Sá, Luís Veiga, Sam Abercromby e Saul Roque Gameiro, no espaço fantástico da Moagem A Portuguesa, no Complexo Cultural da Levada.
Em seguida, no quartel da corporação, a partir das 16 horas, realizam-se as cerimónias comemorativas dos 96 anos dos Bombeiros Municipais de Tomar, que incluem sessão solene, bênção de viatura e desfile motorizado.

75º aniversário da Casa do Concelho

As atividades alusivas aos 75 anos da Casa do Concelho de Tomar começam este sábado, dia 24 com duas actuações do Carrilhão Lvsitanvs de Constância, às 11 horas na antiga Junta de Freguesia de S. Maria dos Olivais e às 15h30 no Mercado Municipal.
Uma das iniciativas marcantes será a Mostra de Produtos Tomarenses, no sábado das 14 às 19 horas e domingo das 11 às 17 horas, na tenda do Mercado Municipal.
Além disso, no sábado, serão ainda inauguradas as exposições do Espólio da Casa do Concelho, às 17 horas na Casa Vieira Guimarães e do Concurso de Fotografia “Trilhos Templários”, às18 horas, na antiga Junta de S. Maria dos Olivais.
No domingo, dia 25, pelas 15 horas, haverá um Encontro de Bandas Filarmónicas Tomarenses, na Praça da República e às 16h30 a inauguração da exposição “Tomar e tudo o mais”, uma colectiva com a participação de várias dezenas de artistas plásticos e fotógrafos nascidos ou de alguma forma ligados a Tomar.

Gastronomia, Música e Exposição de Artistas Tomarenses

Ainda neste âmbito, vão decorrer a peça de teatro “Tomar em revista”, do Fatias de Cá com a participação da Nabantina, na quarta, 28, às 21h21 e um concerto de Lara Martins com participação da Canto Firme, no sábado, 3 de Março às 17 horas, ambos no Cine-Teatro.
Integram igualmente as comemorações do Dia de Tomar, no primeiro fim-de-semana de Março, a inauguração da exposição “Roteiro de arquitectura moderna”, na sexta-feira, dia 2, às 18 horas na Casa dos Cubos, e aquela que é uma das provas clássicas do atletismo de estrada em Portugal, as Três Léguas do Nabão, no domingo, dia 4, a partir das 9h30.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: