A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova apresentou a agenda “Mistérios da Páscoa em Idanha 2018”, publicação que calendariza as manifestações de religiosidade popular do concelho ligadas ao ciclo quaresmal e pascal, recentemente candidatadas a inscrição nas Melhores Práticas da UNESCO.
A agenda demonstra o sucesso na revitalização destas práticas e expressões religiosas, passando de 163 em 2009 (primeiro ano da publicação) para 272 em 2018, que se desenrolam ao longo de 90 dias em todo o concelho de Idanha-a-Nova, desde a Quarta-Feira de Cinzas até ao Domingo de Pentecostes.
“Os Mistérios da Páscoa em Idanha configuram um processo de boas práticas de salvaguarda do património cultural”, afirmou o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, salientando que se trata da primeira candidatura portuguesa a esta classificação da UNESCO.
No lançamento da agenda, dia 19 de fevereiro, na sala de sessões da Câmara Municipal, Armindo Jacinto adiantou que a candidatura à UNESCO “não visa a classificação de um património imaterial, mas o reconhecimento de um processo que envolve todos os idanhenses, que cria autoestima na população e a faz valorizar mais a sua identidade e as suas tradições, traduzindo-se no aumento do número de ações e na vinda da nossa diáspora durante esse tempo”.
António Catana, responsável pela recolha e calendarização da agenda dos Mistérios da Páscoa, frisou que estas práticas de devoção “são vivências do povo, nada é feito para teatralizar”.
“Na edição de 2018 da agenda, escolhemos como tema o Sábado da Aleluia em Idanha-a-Nova, um dia em que há um mar de gente na rua. É um momento festivo que se inicia depois do tempo da quaresma, marcado pela penitência”, explicou.
A apresentação da agenda contou ainda com intervenções do presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vítor Mascarenhas, e do pároco da vila, Padre Adelino Lourenço, que lembrou que “é importante ouvir sempre o povo, que é quem melhor conhece as suas tradições”
A sessão terminou ao som das Adufeiras de Idanha-a-Nova que trouxeram um pouco das tradições pascais para a sala de sessões da Câmara Municipal.
Os Mistérios da Páscoa em Idanha têm disponível um website oficial (pascoanaidanha.pt) onde os interessados poderão consultar mais informação.
Mistérios da Páscoa em Idanha, candidatos à UNESCO, com 272 manifestações religiosas
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on