10.6 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Março 8, 2021
No menu items!
Início Nacional Autarquia de Vila Velha de Ródão faz faixas de gestão de combustível

Autarquia de Vila Velha de Ródão faz faixas de gestão de combustível

O Município de Vila Velha de Ródão está a criar faixas proteção de 100 metros junto aos aglomerados populacionais e nos terrenos que são propriedade da autarquia. Esta intervenção surge no âmbito da gestão de combustível, tendo em conta a lei em vigor.
Os trabalhos de silvicultura decorrem desde o final do mês de janeiro, em terrenos na envolvente sudoeste/oeste da povoação, numa área já executada de cerca de três hectares.
Foram feitos trabalhos de destroçamento de matos e desbastes e desrames arbóreos com alargamento de compassos em zona florestal.
Os trabalhos irão prosseguir, na zona da Serra da Achada, também em propriedade municipal, com o desbaste de uma mancha de pinheiro manso e respetiva limpeza nos patamares arbóreo e arbustivo.
De referir que a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão disponibilizou, na sua página de internet, o conjunto de medidas necessárias para a limpeza de terrenos no concelho.
Com esta iniciativa, a autarquia pretende esclarecer todos os munícipes sobre esta questão, com o objetivo de melhor se preservar a floresta e se cumprir a lei em vigor.
Recorde-se que os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, são obrigados a proceder à gestão de combustível numa faixa de largura não inferior a 50 metros, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, sempre que esta faixa abranja terrenos ocupados com floresta, matos ou pastagens naturais.

Autarquia aplica a lei garantindo as faixas de 100 metros em redor dos aglomerados habitacionais

De igual modo, e segundo a legislação em vigor, “é da competência dos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos inseridos na faixa exterior de proteção de largura mínima não inferior a 100 metros, nos aglomerados populacionais inseridos ou confinantes com espaços florestais, a gestão de combustível nesses terrenos”.
A informação está disponibilizada, freguesia a freguesia, no site do município (http://www.cm-vvrodao.pt/municipio/sala-de-imprensa/noticias/defesa-da-floresta-limpeza-de-terrenos.aspx), e refere-se a todas as localidades do concelho.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: