8.9 C
Castelo Branco
Domingo, Fevereiro 28, 2021
No menu items!
Início Cultura "Urban Sketchers - Rua da Cale: Esboços da Identidade" em exposição no...

"Urban Sketchers – Rua da Cale: Esboços da Identidade" em exposição no Fundão

No âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, o Museu Arqueológico José Monteiro do Fundão, inaugurou, hoje 24 sábado, pelas 16 horas, a mostra “Urban Sketchers – Rua da Cale: Esboços da Identidade”.
As imagens  são  de autoria de Alexandra Belo, Carlos Matos, Silva Amaro, João Salcedas e Victor Mingacho e captam aspetos do discurso expositivo e da principal rua da  zona histórica  fundanense onde o Museu está situado.
A iniciativa surge  associada às comemorações do XI aniversário da reabertura da secção de arqueologia  desta unidade museológica fundada em 1947 por José Alves Monteiro, personalidade referencial nos domínios da etnografia e da arqueologia da Beira.
Para Alcina Cerdeira, vereadora da Cultura da CMF “Esta pequena mostra revela leituras muito individuais de um património histórico e humana muito peculiar do Fundão que queremos dedicar muita atenção. Temos muitos projectos que em breve vão ser apresentados à comunidade na área da cultura e da revitalização patrimonial. A Rua d Cale é um dos nossos ex-libris identitários”.
Também Pedro Salvado considera eta iniciativa “muito simbólica  na medida em que foi organizada por um vizinho do Fundão que tem atelier na Rua da Cale,o pintor Silva Amaro e que fez afluir ao Fundão e ao Museu alguns amigos artistas da Covilhã e de Castelo Branco. Estas apreensões rápidas estão na moda são já elementos do património gráfica da zona histórica onde este Museu está instalado e que constitui o primeiro território da sua missão”.
*Desenho de Vítor Mingacho
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: