No âmbito das comemorações do Ano Europeu do Património Cultural, o Museu Arqueológico José Monteiro do Fundão, inaugurou, hoje 24 sábado, pelas 16 horas, a mostra “Urban Sketchers – Rua da Cale: Esboços da Identidade”.
As imagens são de autoria de Alexandra Belo, Carlos Matos, Silva Amaro, João Salcedas e Victor Mingacho e captam aspetos do discurso expositivo e da principal rua da zona histórica fundanense onde o Museu está situado.
A iniciativa surge associada às comemorações do XI aniversário da reabertura da secção de arqueologia desta unidade museológica fundada em 1947 por José Alves Monteiro, personalidade referencial nos domínios da etnografia e da arqueologia da Beira.
Para Alcina Cerdeira, vereadora da Cultura da CMF “Esta pequena mostra revela leituras muito individuais de um património histórico e humana muito peculiar do Fundão que queremos dedicar muita atenção. Temos muitos projectos que em breve vão ser apresentados à comunidade na área da cultura e da revitalização patrimonial. A Rua d Cale é um dos nossos ex-libris identitários”.
Também Pedro Salvado considera eta iniciativa “muito simbólica na medida em que foi organizada por um vizinho do Fundão que tem atelier na Rua da Cale,o pintor Silva Amaro e que fez afluir ao Fundão e ao Museu alguns amigos artistas da Covilhã e de Castelo Branco. Estas apreensões rápidas estão na moda são já elementos do património gráfica da zona histórica onde este Museu está instalado e que constitui o primeiro território da sua missão”.
*Desenho de Vítor Mingacho
"Urban Sketchers – Rua da Cale: Esboços da Identidade" em exposição no Fundão
COMENTÁRIOS RECENTES
MOBICAB – Mobilidade de Castelo Branco é a nova marca que vai impulsionar o concelho albicastrense
on
UC reuniu com o primeiro-ministro de Cabo Verde e celebrou parcerias com instituições cabo-verdianas
on
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on