17.2 C
Castelo Branco
Sexta-feira, Março 5, 2021
No menu items!
Início Regional Município de Tomar, freguesias e GNR juntos na sensibilização para a limpeza...

Município de Tomar, freguesias e GNR juntos na sensibilização para a limpeza de terrenos

O executivo municipal de Tomar recebeu na manhã do passado, dia 23, os elementos dos GIPS (Grupos de Intervenção de Proteção e Socorro) da GNR que foram ao longo do dia, em articulação com os presidentes de Junta, percorrer as freguesias do concelho numa ação de sensibilização para a limpeza dos terrenos com vista à prevenção de incêndios florestais.
Mais uma vez, Município, freguesias e forças de segurança estiveram juntos nessa tarefa fundamental de defender os bens e as vidas das populações, começando pela prevenção.
Recorde-se que os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, são obrigados a proceder à gestão de combustível, até dia 15 de Março, numa faixa com as seguintes dimensões:
– Largura não inferior a 50 metros, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, sempre que esta faixa abranja terrenos ocupados com floresta, matos ou pastagens naturais;
– Largura definida no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), com o mínimo de 10 e o máximo de 50 metros, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, quando a faixa abranja exclusivamente terrenos ocupados com outras ocupações.

Os elementos dos GIPS (Grupos de Intervenção de Proteção e Socorro) da GNR

Nos aglomerados populacionais inseridos ou confinantes com espaços florestais é obrigatória a gestão de combustível numa faixa exterior de proteção de largura mínima não inferior a 100 metros e compete aos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos inseridos na faixa referida no número anterior a gestão de combustível nesses terrenos até ao dia 30 de Abril do presente ano.
No sábado, dia 24, houve ainda, sessões de esclarecimento sobre este assunto na Junta de Freguesia de S. Pedro e no Salão Multiusos da Linhaceira, e no domingo no antigo edifício da Junta de Freguesia da Junceira.
 
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: