23.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 28, 2020
No menu items!
Início Nacional Aviso laranja por neve, chuva e agitação marítima no continente e Madeira

Aviso laranja por neve, chuva e agitação marítima no continente e Madeira

Bragança, Guarda e Vila Real, estão sob aviso laranja (o segundo mais grave) devido à queda de neve, enquanto a chuva, vento e agitação marítima motivam o mesmo aviso na Madeira, segundo o IPMA.
A queda de neve acima dos 400 ou 600 metros deixa os distritos de Bragança e Vila Real sob aviso laranja entre as 18h00 desta terça-feira e as 6h00 de quarta-feira, alertou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Na Guarda, é a queda de neve acima dos 400 metros que motiva este aviso durante o dia desta terça-feira, entre as  9h00 e as 15h00. A agitação marítima motivará um aviso laranja em Setúbal, Beja e Faro (costa ocidental), onde se registarão ondas de sudoeste com 5 a 6,5 metros de altura, podendo chegar a 12 metros de altura máxima, entre as 18h00 de quarta-feira e as 21:00 de quinta-feira.
Já na costa sul algarvia, o mesmo aviso estará em vigor por ondas de sudoeste com 5 a 6 metros, podendo chegar aos 12 metros de altura, em especial no barlavento, entre as 3h00 e as 15h00 de quinta-feira.
Já no arquipélago da Madeira, o IPMA colocou sob o segundo aviso mais grave a costa norte, sul e regiões montanhosas devido a “períodos de chuva, por vezes forte”, com “condições favoráveis à ocorrência de trovoada”, a partir das 6h00 e até às 15h00 desta terça-feira.
Nas regiões montanhosas, está em vigor um aviso laranja devido a vento com rajadas até 130 quilómetros/hora entre as 3h27 desta terça-feira até as 3h00 de quinta-feira. Para a costa sul, há um alerta laranja para quarta-feira (a partir das 9h00) até quinta-feira (3h00) devido a vento forte de sudoeste com rajadas até 100 quilómetros/hora.
O Porto Santo estará sob o mesmo alerta na quarta e na quinta-feira (até às 12h00) devido a agitação marítima, com ondas de oeste/sudoeste com 5 a 7 metros, podendo chegar a 14 metros de altura.
As ilhas dos Açores estão, ao longo do dia desta terça-feira, sob aviso amarelo devido a chuva “temporariamente forte”, trovoada, agitação marítima e vento. O IPMA colocou todo o restante território continental e ilhas sob avisos amarelos diversos até quinta-feira, devido a chuva, neve, vento e agitação marítima.
*Lusa / Foto: António José / Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Covid-19: Portugal com mais quatro mortos e 425 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais quatro mortos relacionados com a covid-19 e 425 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o...

Covid-19: Merkel preocupada com aumento de casos equaciona novas medidas

A chanceler alemã, Angela Merkel, mostrou-se hoje preocupada com o aumento de novos casos de covid-19 na Alemanha, estando prevista uma reunião...

Covid-19: Grupo português ISQ estima prejuízos até 40% nos países lusófonos

O presidente do grupo empresarial ISQ afirmou hoje que o o consórcio de engenharia, certificação e consultoria, presente em cinco países lusófonos...

Covid-19: Isolamento é obrigatório por lei em Inglaterra a partir de hoje

O isolamento é obrigatório a partir de hoje em Inglaterra para qualquer pessoa que tenha testado positivo ou tenha estado em contacto...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: