23.3 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 1, 2020
No menu items!
Início Regional Mau tempo na Madeira condiciona aeroporto

Mau tempo na Madeira condiciona aeroporto

A escola da Seara Velha, na freguesia do Curral das Freiras, em Câmara de Lobos, foi hoje encerrada devido ao aumento do caudal de uma ribeira, por “questões de precaução e de segurança”, segundo o Governo da Madeira.

“Devido à situação meteorológica que causou chuvas abundantes e fez subir o leito do ribeiro que se encontra junto à escola da Seara Velha, decidiu-se pedir aos pais que recolhessem os alunos como forma única de precaução e de segurança para a comunidade escolar”, explicou à Lusa o secretário regional da Educação, Jorge Carvalho.
O mau tempo que está a afetar o arquipélago da Madeira desde segunda-feira motivou a queda de árvores.
No hotel do Santo da Serra, concelho de Santa Cruz, uma árvore de grande porte caiu sobre a unidade turística, provocando danos materiais na estrutura e em quatro viaturas de clientes, informou fonte da unidade hoteleira.
Em termos da operação aeroportuária, estão já cancelados quatro voos que deveriam aterrar na ilha da Madeira (vindos de Lisboa e Porto) e outros quatro divergiram para Faro e Porto. Ainda assim, uma aeronave proveniente de Zurique conseguiu aterrar esta manhã.

O presidente da Proteção Civil Regional, José Dias, referiu que as ocorrências são essencialmente quedas de árvores e lembrou que a situação de mau tempo terá tendência a acalmar.
“O que se projeta é que a seguir à hora do almoço, por volta das 13:00, haja uma diminuição significativa da precipitação”, disse.
O vento forte na zona do aeroporto (Santa Cruz) chegou a ter uma rajada aos 113 quilómetros por hora, registada pela estação que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera tem no local.
O IPMA elevou para vermelho o aviso de vento e chuva para as zonas montanhosa, em vigor até ao final da noite. Para a chuva o aviso está ativo no restante território até às 15:00.
Devido à agitação marítima, a Câmara Municipal do Funchal “procedeu ao encerramento temporário do passeio marítimo da praia Formosa, entre a praia Formosa e a ribeira dos Socorridos”, com a autarquia a recomendar a toda a população que mantenha, ao longo do dia, “uma distância de segurança para a orla costeira”.
Também a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais informou hoje “que todos os espaços de utilização pública sob gestão do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), jardins, incluindo o Jardim Botânico”, foram encerrados devido às condições meteorológicas.
Também os percursos recomendados pelo instituto madeirense estão encerrados desde segunda-feira.
A Zona Marítima da Madeira, por seu turno, salientou que o “auge” do mau tempo acontecerá durante o dia e noite de quarta-feira e a madrugada de quinta-feira, continuando o tempo “adverso” até domingo (04 março).
A autoridade lançou um alerta para toda a comunidade marítima que se encontre no mar, para que regresse com urgência ao porto de abrigo mais próximo.
*Lusa / Foto: MadreMedia

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Projeto quer gerar 800 empregos na música, teatro e literatura nos PALOP e Timor

O Instituto Camões escolheu o Dia da Música para apresentar hoje um “projeto inédito” que pretende criar 800 novos empregos nas áreas...

Cristina Rodrigues faz «Tavessia» de Madrid para Castelo Branco

Tem curadoria do espanhol Mateo Feijóo e estará patente no CCCCB - Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco de 10...

Oleiros distinguido com Selo de Comunidade Pró-Envelhecimento

O Município de Oleiros foi premiado com o “Selo Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/21”, uma iniciativa que distingue as comunidades portuguesas cujas políticas, programas,...

Câmara de Idanha-a-Nova assume a gestão da Estação Arqueológica de Idanha-a-Velha

A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e o Governo formalizaram a transferência para a autarquia de competências de gestão, valorização e conservação da...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: