12.2 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Março 1, 2021
No menu items!
Início Nacional Trabalhadores da Autoeuropa votam pré-acordo laboral na próxima quinta-feira

Trabalhadores da Autoeuropa votam pré-acordo laboral na próxima quinta-feira

Os trabalhadores da Autoeuropa votam na quinta-feira um pré-acordo que prevê aumentos salariais de 3,2% para este ano, com um aumento mínimo de 25 euros, que lhes foi hoje apresentado pela Comissão de Trabalhadores em diversas reuniões plenárias.
“Consideramos que se trata de um bom acordo e esperamos que os trabalhadores o aprovem no referendo da próxima quinta-feira, que decorre entre as 2h30 e as 21h”, disse à agência Lusa o coordenador da Comissão de Trabalhadores (CT), Fernando Gonçalves.
O pré-acordo que será votado quinta-feira abrange um conjunto de questões que faziam parte do caderno reivindicativo da CT, mas nada adianta em relação aos novos horários de trabalho que serão implementados a partir de agosto, quando a fábrica entrar num regime de laboração contínua.
Depois da rejeição de dois pré-acordos sobre os novos horários pela grande maioria dos trabalhadores, administração e CT decidiram deixar para mais tarde — abril ou maio — as negociações sobre os horários que deverão vigorar a partir de agosto.
Durante os próximos cinco meses deverá continuar em vigor o horário imposto por decisão administrativa da Autoeuropa, que estabelece as normas do trabalho ao sábado e respetivas contrapartidas remuneratórias, uma vez que não foi possível o entendimento sobre os novos horários para este primeiro semestre de 2018.
Os trabalhadores da Autoeuropa rejeitaram por larga maioria dois pré-acordos sobre os novos horários de trabalho ao sábado, o primeiro em julho do ano passado, o que levou a anterior Comissão de Trabalhadores a apresentar o pedido de demissão.
Após as eleições realizadas no passado mês de outubro, a CT liderada por Fernando Gonçalves negociou com a administração um segundo pré-acordo sobre os novos horários de trabalho, mas, uma vez mais, os trabalhadores recusaram os termos desse pré-acordo no passado mês de novembro.
Nos últimos meses a fábrica de automóveis da Autoeuropa contratou cerca de dois mil trabalhadores, tendo agora um efetivo de cerca de 5.700 trabalhadores, para dar resposta ao volume de produção previsto para o novo veículo T-Roc, com uma produção estimada de 240 mil unidades até final deste ano.
*Lusa / Foto: Rui Minderico / Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: