Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Maio 26, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Autarquia de Vila Velha de Ródão faz faixas de gestão de combustível

Autarquia de Vila Velha de Ródão faz faixas de gestão de combustível
José Lagiosa

O Município de Vila Velha de Ródão está a criar faixas proteção de 100 metros junto aos aglomerados populacionais e nos terrenos que são propriedade da autarquia. Esta intervenção surge no âmbito da gestão de combustível, tendo em conta a lei em vigor.

Os trabalhos de silvicultura decorrem desde o final do mês de janeiro, em terrenos na envolvente sudoeste/oeste da povoação, numa área já executada de cerca de três hectares.

Foram feitos trabalhos de destroçamento de matos e desbastes e desrames arbóreos com alargamento de compassos em zona florestal.

Os trabalhos irão prosseguir, na zona da Serra da Achada, também em propriedade municipal, com o desbaste de uma mancha de pinheiro manso e respetiva limpeza nos patamares arbóreo e arbustivo.

De referir que a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão disponibilizou, na sua página de internet, o conjunto de medidas necessárias para a limpeza de terrenos no concelho.

Com esta iniciativa, a autarquia pretende esclarecer todos os munícipes sobre esta questão, com o objetivo de melhor se preservar a floresta e se cumprir a lei em vigor.

Recorde-se que os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edifícios inseridos em espaços rurais, são obrigados a proceder à gestão de combustível numa faixa de largura não inferior a 50 metros, medida a partir da alvenaria exterior do edifício, sempre que esta faixa abranja terrenos ocupados com floresta, matos ou pastagens naturais.

Autarquia aplica a lei garantindo as faixas de 100 metros em redor dos aglomerados habitacionais

De igual modo, e segundo a legislação em vigor, “é da competência dos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos inseridos na faixa exterior de proteção de largura mínima não inferior a 100 metros, nos aglomerados populacionais inseridos ou confinantes com espaços florestais, a gestão de combustível nesses terrenos”.

A informação está disponibilizada, freguesia a freguesia, no site do município (http://www.cm-vvrodao.pt/municipio/sala-de-imprensa/noticias/defesa-da-floresta-limpeza-de-terrenos.aspx), e refere-se a todas as localidades do concelho.

Comentar