Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Julho 12, 2020

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Escola Superior de Saúde do IPCB com programas na área da reabilitação neurológica

Escola Superior de Saúde do IPCB com programas na área da reabilitação neurológica
José Lagiosa

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB disponibiliza, a partir de fevereiro de 2018, dois programas na área da reabilitação neurológica.

Programa “O meu familiar teve um AVC… E agora?”

Trata-se de uma sessão de esclarecimento dirigida aos familiares/cuidadores de pessoas que sofreram um AVC e que mantêm as sequelas motoras associadas, sendo a participação também aberta a todas os restantes interessados. Nesta sessão serão expostos temas como: Quanto tempo de reabilitação? O que esperar da reabilitação motora? Estratégias de adaptação no contexto domiciliar? O que fazer e o que não fazer? Como encarar o AVC?  O que se deve fazer para prevenir novos episódios de AVC?

Este programa é gratuito, com um mínimo de 6 vagas e um máximo de 10 vagas/sessão, havendo, no entanto, possibilidade de repetição da sessão em caso de excedente de número de vagas.

Decorre em horário pós-laboral, entre fevereiro e maio e tem uma duração média de 40-50 minutos.

Programa “Avaliação e intervenção no risco de queda para pessoas com problemas neurológicos”

Este programa compreende uma sessão de avaliação do estado geral do equilíbrio e do medo de queda, de forma a determinar o risco de queda em cada sujeito.

Compreende igualmente 20 sessões de exercício em piscina aquecida durante 10 semanas, duas vezes por semana, no período da tarde, na Clínica Pedagógica da ESALD.

São elegíveis pessoas de todas as idades, com diagnóstico referente a uma patologia do Sistema Nervoso Central (por exemplo: AVC, Esclerose Múltipla, Parkinson).

O programa “Avaliação e intervenção no risco de queda para pessoas com problemas neurológicos” tem custos associados que estão disponíveis para consulta na receção do piso 1 da ESALD ou através dos contatos para as inscrições: 272340563 / [email protected]

A inscrição em qualquer um destes programas é obrigatória e a entrada precedida de uma consulta de avaliação efetuada na ESALD.

 

Comentar