Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image
       

BeiraNews | Novembro 14, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

O espírito dos lugares à mesa das Aldeias do Xisto

O espírito dos lugares à mesa das Aldeias do Xisto
José Lagiosa

Xisto Week

Desde do passado dia 26 de janeiro e até ao dia 14 de fevereiro, as Aldeias do Xisto promovem um dos eventos mais saborosos do país: a Xisto Week,

uma iniciativa que juntou vários chefes de cozinha numa celebração da autêntica gastronomia regional ao criarem menus únicos.

Vai ser possível prová-los na rede de restaurantes das Aldeias do Xisto. E prepare-se, porque em alguns desses jantares ambos os chefes vão estar presentes para lhe explicarem tudo o que está a saborear.

Dando continuidade ao projeto de investigação e experimentação gastronómica “À Mesa com as Aldeias do Xisto”, que já havia revelado os Menus Degustação, chega agora a vez de mergulhar com todos os sentidos no que há de mais genuíno em cada aldeia.

Em cada um desses lugares, promoveu-se o encontro entre chefes convidados e chefes e produtores locais…e a demoraram por lá, para perceber o que liga as pessoas à terra que as rodeia e da qual sempre viveram.

Foram descobertas histórias, raízes, tradições, saberes, emoções, cumplicidades.

E depois foi ir para a cozinha honrar o espírito desse lugar através de cocriações gastronómicas únicas: os Menus Espírito do Lugar.

Sopa na panela de ferro, cabrito estonado em forno de lenha, couve recheada com migalhada de chanfana, broa de enchidos, canja de pato do rio, tigelada da terra com geada, crocante de nabada de Semide, são algumas das iguarias que poderá degustar desde 26 de janeiro até 14 de fevereiro.

Os menus foram preparados tendo em conta as ligações territoriais e os lugares, estando muito relacionados com o mais autêntico de cada aldeia. A Xisto Week vai ter criações únicas que resultam de uma troca de experiências entre os chefes dos restaurantes e os chefes convidados que, para esta iniciativa, fizeram uma investigação imersiva que resultou depois numa cocriação destes menus. Queremos sobretudo celebrar a gastronomia, os sabores genuínos, a vida!”, explica Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

 

Comentar