Image Image Image Image Image Image Image Image Image Image

BeiraNews | Junho 17, 2019

Ir para o Topo

Topo

Sem Comentários

Projeto “Space Rider” da Agência Espacial Europeia com local de aterragem nos Açores

Projeto “Space Rider” da Agência Espacial Europeia com local de aterragem nos Açores
José Lagiosa

A Agência Espacial Europeia (ESA) escolheu os Açores para acolher um local de aterragem do projeto “Space Rider’, declarou hoje o presidente do Governo Regional açoriano, Vasco Cordeiro.

Falando no plenário Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), na Horta, Vasco Cordeiro valorizou a escolha da ESA, garantindo que vai “gerar emprego qualificado, quer ao nível dos serviços, quer ao nível dos recursos afetos” ao projeto.

O projeto da agência “tem como objetivo proporcionar à Europa um sistema de transporte espacial integrado, acessível, independente e reutilizável para acesso e retorno do Espaço”, indica nota do Governo Regional dos Açores.

Os Açores, através do coordenador da estrutura de missão para o Espaço, estão representados neste grupo de trabalho da ESA, sendo que responsáveis deste grupo irão visitar o arquipélago português em abril com o objetivo de analisar os potenciais locais que possam servir para este projeto.

As atividades a desenvolver no local de aterragem que vier a ser escolhido nos Açores “irão envolver a telemetria e telecomando do veículo, a gravação e arquivo de dados, tratamento e distribuição de dados pós-voo, gestão e controle de emergência, controlo na reentrada da atmosfera e aterragem do veículo”, indica ainda o executivo açoriano.

*Lusa / Foto: Eduardo Costa / Lusa

Comentar