17 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Abril 24, 2024
No menu items!
InícioRegionalMunicípio de Oleiros realizou 43 ações de sensibilização sobre limpeza de terrenos

Município de Oleiros realizou 43 ações de sensibilização sobre limpeza de terrenos

Terminaram na passada semana, as ações previstas pelo Município de Oleiros, através do Gabinete Técnico Florestal e Serviço Municipal de Proteção Civil, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Estas ações decorreram em articulação com as Juntas de Freguesia e CLDS do Município, em vários locais e em horários indicados pelas mesmas, de modo a conseguir reunir o maior número de pessoas.
Num total de 43 ações desenvolvidas, onde estiveram cerca de 950 pessoas, foram explicadas ao pormenor, as medidas sobre a proteção de Aglomerados Populacionais e de Edifícios Isolados, tentando incutir uma cultura de segurança das próprias pessoas e bens, podendo estas estar mais protegidas em caso de incêndio florestal.
Mitigar este risco é, sem dúvida, uma preocupação e dever deste Município, mas também incutir uma mentalidade de auto-proteção nas populações, de modo a que, tragédias do passado – ainda bem presente nas nossas memórias – não se voltem a repetir no futuro.
O objetivo destas sessões de esclarecimento foi auxiliar a população quanto às suas obrigações e direitos, no que diz respeito às limpezas da vegetação junto às habitações.
Relembre-se que a legislação que regula esta temática, está em vigor desde 2006 e tem vindo a sofrer alterações ao longo dos anos, mais concretamente, no que diz respeito a prazos mais apertados e a contra-ordenações.
De referir ainda, que os técnicos do Município continuam a desenvolver deslocações a inúmeros locais, solicitados pela população, indo ao encontro das preocupações que se verificam no terreno.
Também essa preocupação é evidenciada pela forte adesão dos munícipes aos serviços do Gabinete Técnico Florestal, o que comprova a utilidade das ações desenvolvidas e a seriedade com que a população abordou esta problemática.
A exemplo de anos anteriores, também o Município quer dar o exemplo e cumprir com o estipulado perante o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Assim de acordo com as obrigações e responsabilidades do Município, foram mencionados nas ações de sensibilização, os locais que estão a ser alvo de trabalhos no que diz respeito à criação e manutenção de faixas de gestão de combustíveis e aqueles que irão ainda ser realizados.
Paralelamente, foram também distribuídos pelas caixas de correio do concelho, panfletos informativos de modo a que seja disponibilizada, o máximo de informação possível.
Em anos anteriores, este apoio à população foi prestado através dos serviços da contagem da água, por Editais, e pelo “porta-a-porta”, onde se referia já esta legislação e onde sempre foi bem patente a preocupação das pessoas perante o risco de os incêndios florestais afetarem os seus bens e as suas próprias vidas.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto

Discover more from Beiranews

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading