A exposição “Olhos da Vida… Quatro Anos Depois”, com pinturas de Luísa Maria Cordeiro Rodrigues Tomé, foi inaugurada este sábado, 3 de março, na Galeria Municipal de Proença-a-Nova.
A cerimónia contou com a presença de familiares e amigos da artista, que faleceu em 2013, e ainda de representantes da MagnaLingue, associação que promoveu a exposição, e o vice-presidente da autarquia.
João Manso referiu que esta era uma justa homenagem a uma artista que sempre se relacionou com o concelho de Proença-a-Nova, nomeadamente com a Sobreira Formosa, e agradeceu à família a oportunidade de estas obras serem apresentadas ao público.
Destacou igualmente o dinamismo da Galeria Municipal, localizada no Parque Urbano Comendador João Martins, que dá oportunidade a artistas de exporem o seu trabalho, com ou sem ligações ao território.
Natural do concelho de Santarém, Luísa Tomé casou em Sobreira Formosa, onde chegou a residir por longos períodos de tempo.
“Autodidata manifestou o seu saber e a sua sensibilidade, usando o que mais gostava de fazer traduzindo na tela os seus afetos e sentimentos”, revela a família.
“A coleção que nos deixou é o resultado do seu trabalho, da sua criatividade, mas também da sua ligação a cada um de nós. ‘Os olhos da vida’ retratam bem a simplicidade, mas sobretudo toda a força e vontade de fazer melhor”, acrescenta Odete Murcho, prima de Luísa Tomé.
Em vida, a autora não realizou qualquer mostra ou exposição por decisão própria. As obras, emprestadas pela família para a exposição, podem ser apreciadas até 30 de abril.
Exposição “Olhos da Vida” na Galeria Municipal de Proença até 30 de abril
COMENTÁRIOS RECENTES
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on