21.7 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 1, 2020
No menu items!
Início Nacional Festival literário Húmus dá início a edição dedicada às mulheres

Festival literário Húmus dá início a edição dedicada às mulheres

A segunda edição do festival literário Húmus começa hoje, em Guimarães, onde, até à próxima segunda-feira, vai ter uma programação dedicada às mulheres.

Hoje, às 18:30, vai ser apresentado o livro “Raul Brandão e a Casa do Alto”, por Secundino Cunha e Manuel Roque, seguindo-se uma palestra sobre “O Cadete Raul Brandão”, por António José Pereira da Costa, segundo informações da Câmara Municipal de Guimarães, que organiza.
Em comunicado, na semana passada, a Booktailors, que tem a seu cargo a produção executiva do evento, referiu que “nunca o papel da mulher marcou tanto o debate nacional como nos últimos anos”, acrescentando que “a crescente consciencialização de que a mulher deve assumir um lugar mais interventivo na sociedade, a todos os níveis, é um dos passos mais importantes rumo a um país mais justo e igualitário”.
Assim, este ano o festival, cujo nome partiu do livro de Raul Brandão, vai destacar “a vida e obra da companheira de vida do autor de ‘Os Pescadores’, Maria Angelina”.

A programação vai incluir uma conversa de vida com a jornalista Maria Antónia Palla, moderada por Tito Couto, na quinta-feira, dia internacional da mulher, seguindo-se “mesas de debate sobre a mulher na literatura, com Dulce Maria Cardoso, Carla Maia de Almeida, Cristina Branco, Filipa Melo ou Isabel Rio Novo”.
Segundo a Câmara Municipal de Guimarães, na sexta-feira vai haver um debate sob o tema “A política no feminino: outras formas de pensar”, com “várias mulheres ligadas à vida política local e com moderação de Paulo Lopes Silva”.
No sábado, têm lugar várias mesas redondas e, na noite do mesmo dia, vai decorrer uma homenagem a Agustina Bessa-Luís, com Mónica Baldaque e Isabel Pires de Lima.
No dia seguinte, Carlos Fiolhais fala sobre ciência e as mulheres, numa entrevista de vida conduzida por Tito Couto, havendo um espetáculo de poesia dedicado a Inês de Castro e uma evocação de Maria Angelina, no encerramento.
O festival vai ter lugar na Biblioteca Municipal Raul Brandão, com algumas exceções.
*Lusa / Foto: José Coelho / Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Lisboa terá programa de Bolsas em homenagem a Alcindo Monteiro proposto pelo LIVRE

Os Deputados Municipais do LIVRE na Assembleia Municipal de Lisboa apresentaram na reunião do passado dia 22 de Setembro uma Recomendação para homenagear Alcindo...

Projeto quer gerar 800 empregos na música, teatro e literatura nos PALOP e Timor

O Instituto Camões escolheu o Dia da Música para apresentar hoje um “projeto inédito” que pretende criar 800 novos empregos nas áreas...

Cristina Rodrigues faz «Tavessia» de Madrid para Castelo Branco

Tem curadoria do espanhol Mateo Feijóo e estará patente no CCCCB - Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco de 10...

Oleiros distinguido com Selo de Comunidade Pró-Envelhecimento

O Município de Oleiros foi premiado com o “Selo Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/21”, uma iniciativa que distingue as comunidades portuguesas cujas políticas, programas,...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: