Os dois vereadores do PSD na Câmara de Castelo Branco enviaram hoje ao Tribunal de Contas (TC), uma missiva a denunciar “situação danosa e de má utilização de dinheiros públicos” na atribuição de subsídios por parte da autarquia.
No documento enviado ao TC, os vereadores do PSD, Carlos Almeida e Hugo Lopes, explicam que “a autarquia não tem criado um regulamento, com definição de regras claras e transparentes na atribuição de subsídios, fazendo-o de forma disfuncional, sem ter como principio base qualquer critério qualitativo ou quantitativo”.
Os social-democratas, que tornaram público o documento numa conferência de imprensa, recordam que desde a data da sua tomada de posse, em outubro do ano passado, têm vindo a denunciar nas reuniões do executivo e publicamente esta situação.
“Desde a tomada de posse que a vereação do PSD, tem vindo a denunciar nas reuniões do executivo e publicamente, a forma displicente e sem critério, como é feita a atribuição de subsídios às associações existentes no concelho de Castelo Branco”, refere o documento.
Carlos Almeida sublinhou que defendem a atribuição de subsídios às associações e instituições do concelho de Castelo Branco, mas devido à ausência de um regulamento que defina os critérios de atribuição, entende que se entra no campo da “arbitrariedade”.
“Por tudo isto, a vereação do PPD/PSD vê-se na obrigação de remeter esta situação, por entender que estamos perante uma situação danosa e de má utilização de dinheiros públicos”, lê-se no documento.
Segundo o vereador social-democrata desde a tomada de posse da vereação do PSD até ao presente, a autarquia já atribuiu subsídios no valor de, um milhão 350 mil euros.
“Somos favoráveis à atribuição dos subsídios, até pela importância que atribuimos ao movimento associativo que tem que ser acarinhado e que em muitas situações se substitui ao poder local e até central”, disse.
Contudo, defende a existência de um regulamento para haver uma fixação prévia de critérios, com mais transparência, mais justiça e mais equidade.
“É da mais elementar justiça que todos conheçam os critérios e as regras do jogo”, concluiu.
Vereadores do PSD denunciam ao TC “má utilização de dinheiros públicos” na autarquia de Castelo Branco
COMENTÁRIOS RECENTES
Governo e Segurança Social descriminam trabalhadores no pagamento do complemento de estabilização
on
BURGER KING® lança a campanha "Ouvidos bem abertos", onde apresenta as suas colunas mais originais
on