4.4 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Dezembro 3, 2020
No menu items!
Início Internacional EB1 de Sarzedas na Antártida

EB1 de Sarzedas na Antártida

Os alunos da EB1 de Sarzedas receberam, no dia 23 de fevereiro, uma notícia da Antártida!
A bandeira que idealizaram entre si e que depois foi desenhada e enviada para a Antártida chegou ao seu destino: The Brunt Ice Shelf – latitude 75º39`07.9“S  –  longitude 26º51`51.1“W.
Esta atividade inseriu-se no projeto eTwinning “Polar Science – Antártica (a flag)”.
O Dia da Antártida é um evento anual celebrado no dia 1 de dezembro, data da assinatura do Tratado Antártico em 1959.
Este enorme continente tornou-se assim a maior massa de terra no mundo que não possui uma bandeira ou um símbolo que represente propriedade ou soberania. Após quase cinquenta anos, o Tratado da Antártida continua a brilhar como um raro farol de cooperação internacional.
Para celebrar este marco da paz na nossa civilização e dar esperança e inspiração para as gerações futuras, pede-se às escolas de todo o mundo que promovam uma lição sobre a Antártida e elaborem bandeiras.
Estas são depois entregues a cientistas que se deslocam a esse continente para desenvolverem os seus trabalhos de investigação durante o verão austral.
Após o regresso do portador da bandeira, são disponibilizadas as fotos do local onde a mesma esteve e é entregue um certificado com as coordenadas exatas da sua viagem ao sul.
A bandeira elaborada pelos alunos da EB1 de Sarzedas seguiu viagem com uma dupla de cientistas: Rachel, da Universidade de Leeds, e Izzy, da Universidade de Bristol.
Antes da partida, a Rachel mandou a seguinte mensagem para os alunos:
“Quando estivermos lá, iremos desde The Falklands para o continente antártico no navio RRS Ernest Shackleton. No caminho, iremos atravessar o gelo marinho, onde iremos fazer medições de radar e medir as propriedades da neve (temperatura, salinidade, densidade, etc.). O radar atua como um “mini satélite” e o objetivo é melhorar as medições de satélite sobre o gelo marinho “.
Após o regresso, a Izzy mandou a seguinte mensagem para os alunos:
“Olá! Obrigado pela bandeira, ela foi levada para a plataforma de gelo Brunt na Antártida! Nós somos cientistas do gelo a bordo do navio RRS Ernest Shackleton, e estivemos a investigar o gelo marinho que rodeia a Antártida, usando um instrumento de radar. Queremos descobrir quão grosso é o gelo do mar, porque é uma parte importante do clima da Terra.”
Escusado será dizer que a alegria dos alunos foi enorme quando viram as fotos da sua bandeira no continente mais a sul do mundo.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

ESCLARECIMENTO: Gabinete do Ministro de Estado, da Economia e Transição Digital

ESCLARECIMENTO "Ao longo dos últimos dias têm sido sistematicamente veiculadas, nos noticiários de diversos órgãos de comunicação social, afirmações de...

Consórcio europeu desenvolve teste inovador para prever o impacto da COVID-19 no coração

Uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e do Centro para a Inovação em Biotecnologia e Biomedicina (CIBB),...

VILA DE REI: Município entrega “Ecobags” às Estruturas Residenciais para Idosos do Concelho

O Município de Vila de Rei está atendo às questões ambientais e empenhado em contribuir para o alcance do desenvolvimento sustentável e...

II Festival de Música do Pinhal regressa este fim de semana com transmissão online

O II Festival de Música do Pinhal regressa nos dias 5, 6 e 8 de dezembro, com o grupo Piano4Vocal (sábado), com...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: