21.7 C
Castelo Branco
Sábado, Setembro 26, 2020
No menu items!
Início Nacional Populações ribeirinhas aconselhadas a tomar precauções devido à subida do Tejo

Populações ribeirinhas aconselhadas a tomar precauções devido à subida do Tejo

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém aconselhou a população das zonas ribeirinhas do distrito a tomar medidas de precaução face à previsão de alagamentos e inundações decorrente da subida dos caudais do rio Tejo.
Em comunicado emitido durante a noite, o CDOS afirma que “é espectável nas próximas horas uma subida gradual do rio Tejo, pelo que se impõe um aviso à população, particularmente nas zonas ribeirinhas”.
Esta subida dos níveis hidrométricos e dos caudais do rio Tejo decorre “da precipitação que se tem sentido no distrito e a montante, mas essencialmente das descargas das barragens espanholas e portuguesas”, acrescenta.
Fonte do CDOS de Santarém contactada hoje de manhã pela Lusa afirmou que não há ainda nenhum registo de alagamentos e inundações que limitem a circulação em vias e estradas da região ou que tenham provocado algum constrangimento, mas, disse, “é espetável que essas situações venham a acontecer”.
Assim, a Proteção Civil aconselha as populações a retirarem “das zonas confinantes, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens”, e a levarem os animais “para locais seguros, retirando os rebanhos que se encontram nas zonas que serão provavelmente inundáveis”.
É ainda recomendado “não atravessar com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas” e manter-se informado através dos Órgãos de Comunicação Social ou dos agentes de Proteção Civil, “desenvolvendo as ações necessárias para a sua proteção, da família e bens”.
O CDOS de Santarém afirma estar a acompanhar a evolução da subida dos níveis da água na região em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, Infraestruturas de Portugal, EDP produção, serviços municipais de Proteção Civil e agentes de Proteção Civil, e que emitirá outros comunicados sempre que tal se revele necessário.
*Lusa / Foto: © DR

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

PROTEJO: Concentração ibérica de cidadãos “POR UM Tejo Livre”

Descida de Caneiras / Santarém até Valada / Cartaxo O proTEJO celebrará o Dia Mundial da Migração dos...

Airbnb apoia a aprendizagem extracurricular com excursões online

●        40% dos pais dizem que as atividades extracurriculares dos seus filhos foram canceladas, com mais 22% a dizer que esperam menos atividades,...

Candidaturas em Oleiros para Bolsas de Estudo até 15 de Outubro

Estão abertas as candidaturas para bolsas de estudo no ensino superior. Os pedidos devem ser entregues no Gabinete de...

Síndrome do ovário poliquístico pode causar infertilidade e afeta 10 a 15% das mulheres

Mês de consciencialização para a síndrome do ovário poliquístico A síndrome do ovário poliquístico (SOP) é uma doença...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: