10.6 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Março 3, 2021
No menu items!
Início Regional Abertas as inscrições para o Festival Adega Típica em Proença-a-Nova

Abertas as inscrições para o Festival Adega Típica em Proença-a-Nova

Todas as associações sediadas no concelho de Proença-a-Nova podem inscrever-se, até 29 de março, para participar na segunda edição do Festival Adega Típica, que se realiza a 14 e 15 de abril, no Parque Urbano Comendador João Martins.
Este festival gastronómico realiza-se de dois em dois anos, em alternância com o Festival das Sopas e Condutos, e tem como principal objetivo recuperar o ritual de ir à adega provar o vinho, habitualmente acompanhado por petiscos e pela partilha da sabedoria.
Este festival promove iguarias como queijo, azeitonas, presunto, chouriço, pão e broa caseiros, peixe do rio frito, maranho ou enchidos assados que fazem parte da vivência da adega.
Em ambos os festivais, as iguarias são garantidas pelas associações sediadas no concelho, uma forma também de apoio e valorização do associativismo.
O guia de participação está disponível no site do Município ou através do e-mail associativismo@cm-proencanova.pt e presencialmente na Casa das Associações.
Recorde-se que estarão apenas disponíveis 10 lugares, sendo consideradas as inscrições por ordem de chegada.
Para além da vertente gastronómica, o Festival Adega Típica conta com animação e concertos nos dois dias de festa.
Sábado à noite, está confirmada a presença da banda Sons do Minho, que trará o som característico e tradicional das concertinas, ao qual se junta um repertório de músicas de cariz popular e muitas vezes com um tom jocoso implícito, resultando num espetáculo animado e com boa disposição.
Inserido no programa estão duas iniciativas do Programa Beira Baixa Cultural: um atelier de queijo artesanal no sábado à tarde e uma visita encenada às Antas e Mamoas da Moita e ao Centro Ciência Viva da Floresta, no domingo de manhã.
Esta visita está inserida no 152º Passeio Pedestre, sendo possível inscrever-se para a visita às antas e mamoas sem participar no passeio pedestre.
A manhã de domingo inclui ainda a 2ª edição do Grande Prémio da Cortiçada, uma prova de atletismo promovida pela Associação Desportiva e Cultural de Proença-a-Nova com o apoio do Município.
A tarde será animada com a atuação de grupos de ranchos folclóricos da região.
Paralelamente a este festival decorre a segunda edição do concurso “Os Melhores Vinhos do Concelho de Proença-a-Nova”, numa organização do Centro Ciência Viva da Floresta, em parceria com o Município e a CIMBB – Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: