23.3 C
Castelo Branco
Quarta-feira, Setembro 23, 2020
No menu items!
Início Nacional Operações de desencalhe de navio espanhol no Tejo retomadas cerca das 09:00

Operações de desencalhe de navio espanhol no Tejo retomadas cerca das 09:00

As operações de desencalhe no navio espanhol “Betanzos” ao largo do Bugio, na foz do Tejo, serão retomadas cerca das 09:00 de hoje, disse à Lusa o porta-voz da Autoridade Marítima Nacional, Fernando Pereira da Fonseca.

“As operações irão começar cerca das 09:00. Seis elementos da empresa Smit que vai colocar os cabos a bordo […] e quatro elementos da tripulação do navio vão chegar cerca das 08:30 à Base Aérea do Montijo e depois será empenhado um helicóptero da Força Aérea para os levar a bordo do navio”, explicou o porta-voz da Autoridade Marítima.
De acordo com o Fernando Pereira da Fonseca, esta ação será coordenada pelo capitão do Porto de Lisboa, em articulação com o Centro de Operações Marítimas (COMAR).
“Depois, a partir do navio vão começar os trabalhos de preparação para receber o cabo do reboque do rebocador”, disse.
No que diz respeito à agitação marítima, o comandante indicou que o estado do mar melhorou, mas a ondulação “ainda tem muita energia”.
“É uma situação que vai sendo avaliada”, disse.
O navio de bandeira espanhola “Betanzos”, com 10 tripulantes a bordo, encalhou na madrugada de terça-feira, cerca das 01:00, à saída da barra de Lisboa, após uma falha total de energia e da tentativa de fundear.
De acordo com o porta-voz da Autoridade Marítima, a bordo do navio estão 130 toneladas de combustível e 20 toneladas de resíduos oleosos.
Apesar do mau tempo, o risco de derrame, segundo o porta-voz, existe, mas é baixo, não havendo danos estruturais na embarcação.
As tentativas de desencalhe realizadas logo na terça-feira e desde então foram infrutíferas.
A operação de resgate da tripulação do navio encalhado junto ao Bugio, na foz do rio Tejo, foi concluída durante a tarde de quinta-feira, por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa.
Os 14 elementos retirados – 10 da tripulação e quatro elementos técnicos – foram resgatados por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa.
*Lusa / Foto: © DR

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Plano 2020/30: Partidos pedem garantias, do SNS à aposta na ferrovia

Os partidos exigiram hoje ao Governo garantias sobre mais investimento público na saúde, na ferrovia e na soberania alimentar, com o PSD...

Idanha-a-Nova: Mulher detida por cultivo de canábis

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial da Zebreira deteve ontem, dia 22 de Setembro, uma mulher, de 47...

Covid-19: Museus e monumentos perderam 70% dos visitantes no 1.º semestre do ano

Os museus, monumentos e palácios nacionais registaram uma quebra de cerca de 70% de visitantes no primeiro semestre de 2020, comparando com...

Covid-19: Utilização de testes rápidos definida no final da semana assegura ministra

A utilização de testes rápidos de detenção de covid-19 será definida no final da semana por um conjunto de peritos, disse hoje...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: