22.2 C
Castelo Branco
Quinta-feira, Outubro 21, 2021
No menu items!
InícioCulturaAlunos do Ensino Secundário de Vila de Rei assistiram à peça “A...

Alunos do Ensino Secundário de Vila de Rei assistiram à peça “A Farsa de Inês Pereira”

Os alunos do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Vila de Rei assistiram, na manhã de 5 de março no Auditório Municipal de Vila de Rei, à representação da peça “A Farsa de Inês Pereira”, obra que faz parte das metas curriculares da sua disciplina de português.
Dinamizada pela companhia de teatro Atrapalharte, de Coimbra, a peça, escrita por Gil Vicente, retrata o comportamento amoral da sociedade do século XVI e foi apresentada pela primeira vez para o rei D. João III, em 1523, no Convento de Tomar.
“A protagonista é uma jovem popular, que sabe ler e escrever, habilidade habitualmente só concedida às meninas da nobreza. E mais grave, é uma rapariga que deseja absolutamente ser livre e feliz. E desejar ser feliz e livre não é aceitável em tempos de Inquisição.
Para que esta personagem passe no crivo do tempo ela tem de ser contraditória e nem todos os seus comportamentos podem ser muito corretos. E por isso a obra é cómica e a sua protagonista é transgressora. Rodeada de figuras que são tipos como o rústico Pero Marques, a mãe austera, a alcoviteira sem moral, o galã machista, o ermitão abusador, Inês Pereira é verdadeiramente uma personagem com identidade e vida própria para a qual os nossos jovens, raparigas ou rapazes, devem olhar com atenção porque ela faz parte da sua história.
O espetáculo procura fazer uma pintura bem-disposta da vida, da casa, dos costumes e das ambições dos portugueses rurais de um tempo que, com ou sem Descobrimentos, verdadeiramente só se alterou no século XIX.”
A iniciativa, organizada pela Rede de Bibliotecas do Médio Tejo, faz parte do programa de Promoção do Sucesso Escolar da Rede de Bibliotecas do Médio Tejo – Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.
A peça despoletou bastantes gargalhadas no jovem público, tendo os alunos saído bastante agradados com o espetáculo apresentado.

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: