11.6 C
Castelo Branco
Terça-feira, Setembro 29, 2020
No menu items!
Início Desporto “Aqui, nós fazemos assim” promoveu 3º sessão do projecto

“Aqui, nós fazemos assim” promoveu 3º sessão do projecto

A importância do Desporto para o desenvolvimento da economia local ficou bem vincada na 3ª sessão do projeto “Aqui, Nós Fazemos Assim”, que a Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco está a promover, no âmbito do seu 30º aniversário.
A iniciativa, intitulada “Contributos do Desporto para o Desenvolvimento da Economia Local”, foi promovida no dia 2 de março, no Edifício da Lagoa, na Zona de Lazer de Castelo Branco, e contou com a participação dos preletores António Sequeira, Dino Casimiro e Nuno Pissarra.
A noite chuvosa e fria não afastou os participantes da sessão, os quais encheram a sala e permaneceram mais de 3 horas para assistir às três intervenções associadas a eventos desportivos, com provas dadas no que diz respeito ao retorno financeiro dos mesmos para a economia local.
António Sequeira, presidente da Escuderia Castelo Branco, partilhou a sua experiência adquirida com a organização de provas do desporto motorizado a nível nacional e internacional, nomeadamente o Mundial de Enduro, Rali de Castelo Branco, Baja TT, Ralicross de Castelo Branco, entre outras.
Na sua intervenção, para além da dinâmica, recursos humanos e financeiros que as provas deste tipo exigem, apresentou, com base em estudos de impacto financeiro, os vários setores que beneficiam com a organização dos eventos motorizados e os valores extremamente elevados envolvidos.
 

Sessão foi seguida por inúmeras pessoas interessadas

Dino Casimiro, responsável técnico do Setor da Atividade Física e Desportiva da Câmara Municipal da Nazaré, entre 2013 e 2016, e responsável técnico do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Atividade Física e Desportiva e da Carta Desportiva do Concelho da Nazaré, centrou a sua intervenção na estratégia delineada e implementada que ajudou a criar a marca que fez com que a Nazaré seja hoje uma referência mundial ao nível do surf.
Com a organização de vários eventos internacionais e o projeto “The North Canyon Show by Garrett McNamara”, Dino demonstrou, com base em estudos nacionais, o impacto que os mesmos têm sobre o concelho da Nazaré e concelhos limítrofes, nomeadamente no que diz respeito ao aumento do número de turistas na Nazaré ao longo de todo ano, o que tem grande reflexo em vários serviços, principalmente ao nível da hotelaria.
Reforçou ainda o forte impacto no aumento do valor médio por metro quadrado dos terrenos e das habitações.
Nuno Pissarra, diretor do torneio “Internacionais de Ténis de Castelo Branco”, prova promovida pelo Riba Clube e Zonameeting, depois de enquadrar o torneio no âmbito da Federação Internacional de Ténis, fez um historial dos torneios realizados no distrito de Castelo Branco, salientando o seu pioneirismo a nível nacional.
Depois de apresentar o orçamento de uma prova deste género, reforçou o forte impacto que os torneios internacionais têm ao nível da taxa de ocupação das unidades hoteleiras, tendo em conta o elevado número de participantes e equipas técnicas que permanecem no local da prova durante cerca de 10 dias.
Cristina Valente, que na qualidade de jornalista acompanhou vários eventos desportivos e escreveu sobre eles, foi a moderadora convidada.
Com as suas questões impulsionou o debate, o que, com as intervenções dos presentes, reforçou o elevado retorno a nível financeiro e mediático que os eventos desportivos podem trazer para os locais onde são realizados.
A APEFCB congratula-se com o elevado número de participantes no evento e com a inovação de trazer este tema para debate, procurando assim contribuir para o reconhecimento das instituições/eventos e o seu importante papel na sociedade.
 

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Pavilhão gimnodesportivo da ESE-IPCB com cobertura reparada

Os presidentes do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), António Fernandes, e do município albicastrense, José Augusto Alves, estiveram de visita às...

EUA/Eleições: Jornal Washington Post declara apoio ao democrata Joe Biden

O jornal de referência Washington Post declarou hoje o seu apoio ao candidato democrata à presidência dos EUA, Joe Biden, para derrotar...

Leiria: Entrega do galardão Empresa Gazela 2019 no dia 2 de outubro

Dado o atual contexto de pandemia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) não realizará este ano, como habitualmente,...

Museu do Fundão premiado pelo Ibermuseus

O “Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, do Fundão foi a único museu português a ser distinguido na  11ª edição do Prémio Ibermuseus de Educação pelo...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: