23.3 C
Castelo Branco
Segunda-feira, Setembro 28, 2020
No menu items!
Início Nacional Terminal de cruzeiros de Lisboa acolhe primeiro dia da 42.ª edição do...

Terminal de cruzeiros de Lisboa acolhe primeiro dia da 42.ª edição do Portugal Fashion

A 42.ª edição do Portugal Fashion, com apostas para o próximo outono/inverno, começa hoje em Lisboa com um desfile encenado da dupla de criadores Storytailors e a apresentação das coleções de Alexandra Moura, Pedro Pedro e Carlos Gil.
O local escolhido em Lisboa foi o novo terminal de cruzeiros, junto a Santa Apolónia, para, segundo a organização, colocar “a moda em diálogo com a arquitetura” por esta ser uma obra do arquiteto Carrilho da Graça.
O arranque dos desfiles tem uma hora exata prevista — 14:41 –, para qual está marcada uma ‘fashion show performance’ (em tradução livre, um desfile encenado) da dupla de criadores Storytailors.
Nesta atuação, a dupla vai apresentar a coleção “Gender fluid” para o próximo outono/inverno, na qual aposta em peças divisíveis através de fechos e conjugáveis entre si, resultando, por exemplo, na combinação de metades de casaco.
Segue-se a coleção “I Am”, da ‘designer’ portuguesa Alexandra Moura, em que revisita a sua história pessoal desde a infância à adolescência, transpondo na ‘passerelle’ influências de filmes, de bandas e de vivências que a marcaram.
Já Susana Bettencourt evoca as transformações sociais resultantes da rápida evolução tecnológica na sua coleção “Machine after machine”.
Ao final da tarde, Pedro Pedro leva a Lisboa a coleção “Le Bureau”, na qual junta a roupa formal e a desportiva, criando peças fluidas, de formas soltas e sobredimensionadas.
Nomes habituais do Portugal Fashion, a dupla Alves/Gonçalves vai apostar em coordenados urbanos, numa transgressão dos códigos clássicos, enquanto o criador Carlos Gil vai explorar uma cidade que nunca dorme na coleção “Vinte e quatro horas”.
A fechar o primeiro dia do evento, a marca TMcollection by Teresa Martins apresenta uma coleção marcada por tecidos naturais de cores fortes com impressões, texturas e bordados e denominada “Forest path — A journey within”.
O evento prossegue no Porto entre 22 a 24 de março.
Nesta edição do Portugal Fashion, participam 18 criadores, duas duplas, seis jovens ‘designers’, oito finalistas do concurso Bloom (dedicado aos novos criadores) e ainda uma marca resultante desta plataforma, seis marcas de calçado e sete marcas de vestuário, resultando num total de 34 desfiles.
O Portugal Fashion é promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e desenvolvido em parceria com a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal.
O evento é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização — Compete 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
*Lusa / Foto: Nuno Fox / Lusa

Leave a Reply

- Advertisment -

Most Popular

Assembleia Municipal de Vila de Rei aprova reduzida carga fiscal para 2021

A Assembleia Municipal de Vila de Rei, sob proposta do Executivo Municipal, aprovou, na sua reunião ordinária de 24 de setembro, os...

Município de Proença-a-Nova atribui mais de 150 mil euros a alunos do Ensino Superior nos últimos cinco anos letivos

Nos últimos cinco anos letivos, o Município de Proença-a-Nova atribuiu 152 mil euros em bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior,...

Novo embaixador Alumni dá as boas-vindas aos estudantes internacionais da UC

A Universidade de Coimbra (UC) promove amanhã (terça-feira, 29) uma sessão de boas-vindas aos estudantes internacionais. A iniciativa,...

Mariano Shoes inova mantendo a tradição

A Mariano alia a tradição de 75 anos de manufatura de sapatos de luxo com a inovação da dinamização online. A...

COMENTÁRIOS RECENTES

Paula Alexandra Farinha Pedroso on Elias Vaz lança livro sobre lendas e mitos de Monsanto
%d bloggers like this: